Conviver e perceber a deficiência: relação e influência nas concepções de uma amostra de discentes de administração
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3473Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar a influência do convívio com pessoas com deficiência nas concepções de deficiência de uma amostra de discentes de Administração. Para consecução desse propósito, foi realizada uma revisão teórica seguida de uma pesquisa de campo com 336 discentes regularmente matriculados em dois cursos de Administração de duas universidades públicas, localizadas na cidade Fortaleza, estado do Ceará. O instrumento de pesquisa foi composto pelo Inventário de Concepções de Deficiência (ICD) e por questões sociodemográficas. Após a estatística descritiva, que serviu para contextualizar a amostra participante, foram feitos os testes de adequabilidade da amostra e do instrumento. O tratamento inferencial se deu por meio de Análise Fatorial e Análise de Regressão Linear Simples. Os resultados alcançados não permitem rejeitar as hipóteses suscitadas e evidenciaram que o convívio com pessoas com deficiência (PCD) influencia positivamente concepções de deficiência da amostra de discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).