Efeito moderador da inovação verde sobre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3511Resumo
O objetivo deste artigo foi investigar o efeito moderador da inovação verde na relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho em empresas do ramo químico brasileiro. Inicialmente, foram realizadas entrevistas em profundidade com oito gestores da cadeia para conhecer a inovação verde nas empresas e desenvolver um questionário para coleta de dados. Os questionários, após pré-testes com sete especialistas em gestão da cadeia de suprimentos, foram enviados às empresas do setor químico e resultaram em 316 respostas utilizáveis. Os dados coletados, tratados pela regressão linear hierárquica, revelaram que a inovação verde proativa modera a relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e desempenho. Esse resultado evidenciou que as empresas do ramo químico têm despertado para a gestão da cadeia de suprimentos verde com atitudes que vão além daquelas regulamentares, por meio da integração de ações verdes para a melhoria do desempenho ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Roberto Giro Moori, Fabio Ytoshi Shibao, Herbert Kimura (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).