Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação

Autores

  • Victor de la Paz Richarte Martinez ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3567

Resumo

Este trabalho estuda o papel do gestor no tocante à diversidade humana, à impressão e ao diálogo, como fenômenos presentes nas interações pessoais em projetos inovadores. Ancoradas em pesquisa qualitativa, foram conduzidas sete entrevistas com gestores de três empresas que desenvolveram projetos compreendidos como inovadores para esses espaços sociais. Os achados indicam que é a diversidade secundária (estilos de comunicação, valores, crenças, comportamento, background cultural etc.) que mais afeta a gestão de pessoas e, por sua vez, estimula a criatividade, elemento crucial em inovação. O diálogo é outro recurso gerencial desde que haja escuta, sem retaliação ou revide. E, finalmente, que a gestão da impressão deve ser objeto de reflexão para o gestor, seja para analisar a dinâmica das interações humanas em sua equipe de trabalho, seja para transitar em outros espaços organizacionais, com vistas a obter melhores resultados para si, sua equipe e a organização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor de la Paz Richarte Martinez, ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor e pesquisador da ESPM. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

Martinez, V. de la P. R. (2016). Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação. Gestão & Regionalidade, 32(96). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3567