BASES DE INTEGRAÇÃO ENTRE UM OPERADOR LOGÍSTICO E SEUS FORNECEDORES
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.3618Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar as bases de integração entre um operador logístico e seu amplo espectro de fornecedores. Trata-se de um estudo descritivo, que adotou como estratégia de pesquisa o levantamento por meio de questionário estruturado com questões fechadas. A amostra não-aleatória por conveniência foi composta por 25 empresas, sendo uma delas a empresa contratante. A análise de agrupamentos conseguiu identificar quatro perfis distintos de parcerias com base em variáveis drivers e facilitadoras de parcerias. Foi possível identificar perfis formados por cada grupo de empresas fornecedoras e, particularmente, a tendência à hierarquização das parcerias entre a empresa focal e os seus fornecedores. O grupo de empresas com maior interação se caracteriza por possuir contratos de longo prazo e maior interesse mútuo no processo de compartilhamento de lucros, mas a tolerância de riscos se mostrou idêntica à das demais empresas.
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos; parcerias; relação cliente-fornecedor; governança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).