BASES DE INTEGRAÇÃO ENTRE UM OPERADOR LOGÍSTICO E SEUS FORNECEDORES

Autores

  • Celso Machado Júnior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Carlos Alberto da Rocha Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Leonel Mazzali Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Angelo Palmisano Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.3618

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar as bases de integração entre um operador logístico e seu amplo espectro de fornecedores. Trata-se de um estudo descritivo, que adotou como estratégia de pesquisa o levantamento por meio de questionário estruturado com questões fechadas. A amostra não-aleatória por conveniência foi composta por 25 empresas, sendo uma delas a empresa contratante. A análise de agrupamentos conseguiu identificar quatro perfis distintos de parcerias com base em variáveis drivers e facilitadoras de parcerias. Foi possível identificar perfis formados por cada grupo de empresas fornecedoras e, particularmente, a tendência à hierarquização das parcerias entre a empresa focal e os seus fornecedores. O grupo de empresas com maior interação se caracteriza por possuir contratos de longo prazo e maior interesse mútuo no processo de compartilhamento de lucros, mas a tolerância de riscos se mostrou idêntica à das demais empresas.

Palavras-chave: Cadeia de suprimentos; parcerias; relação cliente-fornecedor; governança.

 

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Biografia do Autor

Celso Machado Júnior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor universitário na área de administração do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo (SP), Brasil

Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Illinois, mestre em Administração e em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo (SP), Brasil

Carlos Alberto da Rocha, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Pós-graduação Lato Sensu com ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdade de Economia Álvares Penteado. Mestrado profissional em Administração em Governança Corporativa pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo (SP), Brasil

Leonel Mazzali, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Pesquisador colaborador do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, professor do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo (SP), Brasil

Angelo Palmisano, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pró-reitor acadêmico e professor do Programa de Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo (SP), Brasil

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Publicado

01-03-2018