Desenvolvimento rural dos municípios de Minas Gerais: fatores determinantes e hierarquização

Autores

  • Luana Ferreira dos Santos Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rafael Júnior dos Santos Figueiredo Salgado Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3640

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os principais fatores determinantes do desenvolvimento rural nos municípios de Minas Gerais, e compreender as características similares e dissimilares inter e intragrupos, no que concerne aos fatores encontrados. Foram selecionadas 17 variáveis que contemplam diferentes dimensões do desenvolvimento rural (econômica, social, demográfica, político-institucional e ambiental). Os resultados da análise fatorial reforçam a importância dos fatores: aspectos sociais, investimento público setorial, aspectos político-demográficos, políticas públicas para a agricultura familiar, condições da atividade agropecuária e condições ambientais. A análise de cluster revela que 267 municípios se encontram em situações “muito favoráveis” ou “favoráveis” de desenvolvimento rural, ao passo que 586 municípios foram congregados nas classes de “muito desfavoráveis” ou “desfavoráveis”. Logo, aponta-se a necessidade do direcionamento de ações estatais para os municípios que apresentaram resultados insatisfatórios. Certamente, isto contribuiria para a adoção de estratégias por parte dos tomadores de decisões que contemplam as especificidades dos agrupamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Bacharel em Gestão do Agronegócio pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Redes Sociais.

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA (2011). Possui graduação em Administração (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Seus trabalhos científicos tem se concentrado nas seguintes áreas temáticas: Administração Pública e Gestão Social; Proteção Social e Saúde Pública; Políticas Inclusivas e Gênero, Eficiência e Desempenho Organizacional; Cooperativismo, Associativismo e Terceiro Setor e Administração Pública Comparada (Américas, Europa e África).

Rafael Júnior dos Santos Figueiredo Salgado, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Bacharel em Gestão do Agronegócio pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Politicas Públicas e Desenvolvimento Rural.

Downloads

Publicado

09-03-2017

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)