Cenários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo/PR: percepções frente à crise de 2015
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3676Resumo
O presente estudo objetivou analisar a percepção de cenários de dois empresários do ramo de materiais de construção civil na cidade de Toledo, oeste do Paraná, por meio das cinco forças competitivas de Porter e da matriz SWOT. Empregou-se a análise de conteúdo temática de duas entrevistas semiestruturadas, utilizando-se para isso o software ATLAS.ti. Este estudo permitiu demonstrar que ambos tiveram uma perspectiva realista e otimista quanto aos cenários futuros no ramo de materiais de construção civil para a cidade de Toledo, diferente da perspectiva pessimista que vem se desenvolvendo no cenário econômico e político nacional. É importante ressaltar que, nos dois casos, o que corrobora para esta visão está vinculado à percepção de que a economia regional, baseada no agronegócio e na indústria farmacêutica, ainda não foi diretamente afetada pela crise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Leonardo de Carvalho, Gustavo Yuho Endo, Claudio Antonio Rojo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).