Relação entre intraempreendedorismo e inovação: um estudo em empresas participantes do APL de TI do sudoeste do Paraná

Autores

  • Helem Baldisera Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Gilberto Francisco Ceretta Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Dálcio Roberto dos Reis Universidade Positivo - UP (Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3740

Resumo

A presente pesquisa objetivou verificar a existência de relação entre o Índice de Inovatividade de Produto (Inip) e as práticas intraempreendedoras em empresas do APL em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná. Utilizando-se de métodos quantitativos foram aplicados dois questionários, enviados no formato de survey, aos gestores e colaboradores responsáveis pelo P&D de 47 empresas, sendo a amostra final formada por 16 empresas. A análise foi realizada através de estatística descritiva, seguida pelo cálculo do Inip e, por fim, pelo teste de correlação r Spearman. Os resultados revelaram que, na maioria das empresas, o Inip apresentou-se baixo e também evidenciou a percepção dos fatores que condicionam o intraempreendedorismo. Porém, a correlação entre o Inip e os fatores do intraempreendedorismo não apontou a existência de relações (nível de significância de r > 0,005). Apenas quando analisadas separadamente uma variável do intraempreendedorismo apontou correlação positiva moderada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helem Baldisera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Gilberto Francisco Ceretta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PMDA, Professor do Curso de Administração da Unversidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Membro dos Grupos de Pesquisa GEIC e GI.

Dálcio Roberto dos Reis, Universidade Positivo - UP (Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA)

Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro Portugal e Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia. Engenheiro Eletrônico, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Metodologia do Ensino Tecnológico. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo

Downloads

Publicado

09-03-2017