Relação entre intraempreendedorismo e inovação: um estudo em empresas participantes do APL de TI do sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3740Resumo
A presente pesquisa objetivou verificar a existência de relação entre o Índice de Inovatividade de Produto (Inip) e as práticas intraempreendedoras em empresas do APL em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná. Utilizando-se de métodos quantitativos foram aplicados dois questionários, enviados no formato de survey, aos gestores e colaboradores responsáveis pelo P&D de 47 empresas, sendo a amostra final formada por 16 empresas. A análise foi realizada através de estatística descritiva, seguida pelo cálculo do Inip e, por fim, pelo teste de correlação r Spearman. Os resultados revelaram que, na maioria das empresas, o Inip apresentou-se baixo e também evidenciou a percepção dos fatores que condicionam o intraempreendedorismo. Porém, a correlação entre o Inip e os fatores do intraempreendedorismo não apontou a existência de relações (nível de significância de r > 0,005). Apenas quando analisadas separadamente uma variável do intraempreendedorismo apontou correlação positiva moderada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).