A influência das arenas esportivas na criação e sobrevivência de micro e pequenos negócios

Autores

  • Silvia Simoni Orlando Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Vania Maria Nassif Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3748

Resumo

O futebol é um esporte reconhecido no Brasil como fenômeno cultural e como mobilizador da economia por influenciar diversos segmentos de negócios. Tendo em vista essa característica do esporte, este estudo teve por objetivo identificar a influência das arenas esportivas dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo, na criação e sobrevivência de micro e pequenos negócios em seu entorno. As arenas são: Arena Corinthians, Allianz Park, Estádio Cícero Pompeu de Toledo e Estádio Urbano Caldeira. A pesquisa é qualitativa, exploratória e foram entrevistados dez proprietários de micro e pequenas empresas instaladas no entorno dessas arenas. Após as transcrições das entrevistas, os dados foram categorizados e analisados conforme análise de conteúdo. Os resultados apontam que o entorno das arenas oferece oportunidade para pequenos negócios, há espaço para crescimento por serem considerados locais que acolhem um número significativo de pessoas em situações diversas e o empreendedor é fundamental para sobrevivência dos negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Simoni Orlando, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, São Paulo (SP), Brasil.

Vania Maria Nassif, Universidade Nove de Julho - Uninove

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho, São Paulo (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

05-06-2017