A tecnologia da informação e os movimentos sociais: um estudo do movimento Passe Livre

Autores

  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas.
  • Alexandre Cappellozza Universidade Metodista de São Paulo
  • Fernando de Souza Meirelles FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3983

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado protestos organizados por um grupo intitulado Movimento Passe Livre. A principal reivindicação em 2013 era contra o aumento da passagem do transporte público, e as reclamações expandiram para o sistema político, demandas de saúde e educação, corrupção e gastos com a Copa do Mundo de 2014. Em 2015, os protestos públicos retornaram ao cenário político nacional. Nota-se a utilização das redes sociais como veículo de comunicação da insatisfação da população, além de um meio de articulação dos grupos. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que levaram as pessoas à utilização das redes sociais para participação nos protestos, tendo como respondentes 257 cidadãos atuantes no Movimento Passe Livre. Os resultados evidenciam os fatores que influenciam positivamente a utilização de redes sociais com fins de protestos e demonstram a descrença dos respondentes em relação a algum efeito positivo à solução dos problemas da gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas.

Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela FGV-EAESP, com cursos de aperfeiçoamento em Empreendedorismo pela Renmin University of China (2013) e Inovação Social pela University of Cape Town - África do Sul (2015). Atualmente é professor da FCA/UNICAMP. Interesses e atuação em grupos de pesquisa têm como foco: Adoção de TI, Governo Eletrônico, Gestão e Governança de TI, Cloud Computing, Comércio Eletrônico, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Métodos Quantitativos e Modelagem em Equações Estruturais.

Alexandre Cappellozza, Universidade Metodista de São Paulo

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Fernando de Souza Meirelles, FGV-EAESP

Professor Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Moraes, G. H. S. M. de, Cappellozza, A., & Meirelles, F. de S. (2017). A tecnologia da informação e os movimentos sociais: um estudo do movimento Passe Livre. Gestão & Regionalidade, 33(97). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.3983