ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL

Ana Paula Perlin, Maria Carolina Fagundes, Flávia Luciane Scherer, Clandia Maffini Gomes, Jordana Marques Kneipp

Resumo


A percepção que os consumidores possuem em relação ao país onde se origina determinado produto pode influenciar seu comportamento pela extensão daquela à imagem de marca e qualidade do produto, sendo um componente decisivo não apenas para as empresas que atuam no mercado internacional, como também, para a construção de uma identidade nacional. Diante dessa conjuntura, este estudo objetiva analisar a percepção dos estrangeiros em relação ao Brasil e perceber como os portugueses, devido aos laços históricos entre as duas nações, reagem ao país. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio de um estudo descritivo. O resultado, advindo de 155 respondentes oriundos de 20 países diferentes alertou para a falta de informação e comunicação acerca dos produtos brasileiros no mercado internacional e a necessidade de um maior fortalecimento da imagem do país e configuração de um posicionamento na economia mundial.


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039

 

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