ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039Resumo
A percepção que os consumidores possuem em relação ao país onde se origina determinado produto pode influenciar seu comportamento pela extensão daquela à imagem de marca e qualidade do produto, sendo um componente decisivo não apenas para as empresas que atuam no mercado internacional, como também, para a construção de uma identidade nacional. Diante dessa conjuntura, este estudo objetiva analisar a percepção dos estrangeiros em relação ao Brasil e perceber como os portugueses, devido aos laços históricos entre as duas nações, reagem ao país. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio de um estudo descritivo. O resultado, advindo de 155 respondentes oriundos de 20 países diferentes alertou para a falta de informação e comunicação acerca dos produtos brasileiros no mercado internacional e a necessidade de um maior fortalecimento da imagem do país e configuração de um posicionamento na economia mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).