ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL

Autores/as

  • Ana Paula Perlin Autor/a
  • Maria Carolina Fagundes Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a
  • Flávia Luciane Scherer Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a
  • Clandia Maffini Gomes Universidad Federal de Santa María image/svg+xml Autor/a
  • Jordana Marques Kneipp Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039

Resumen

A percepção que os consumidores possuem em relação ao país onde se origina determinado produto pode influenciar seu comportamento pela extensão daquela à imagem de marca e qualidade do produto, sendo um componente decisivo não apenas para as empresas que atuam no mercado internacional, como também, para a construção de uma identidade nacional. Diante dessa conjuntura, este estudo objetiva analisar a percepção dos estrangeiros em relação ao Brasil e perceber como os portugueses, devido aos laços históricos entre as duas nações, reagem ao país. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio de um estudo descritivo. O resultado, advindo de 155 respondentes oriundos de 20 países diferentes alertou para a falta de informação e comunicação acerca dos produtos brasileiros no mercado internacional e a necessidade de um maior fortalecimento da imagem do país e configuração de um posicionamento na economia mundial.

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Biografía del autor/a

  • Ana Paula Perlin
    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Carolina Fagundes, Universidad Federal de Santa María
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria
  • Flávia Luciane Scherer, Universidad Federal de Santa María
    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente no Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes, Universidad Federal de Santa María
    Pós Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Docente no Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa
  • Jordana Marques Kneipp, Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM
    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente no Departamento de Administração na Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM

Publicado

2017-06-05

Cómo citar

ESTEREÓTIPO DA IMAGEM DE PAÍS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AO BRASIL. (2017). Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4039