GESTÃO DE CUSTOS AMBIENTAIS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Augusto Rieger Lucchese Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marcos Antônio de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4090

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os procedimentos utilizados na gestão de custos ambientais em entidades hospi­talares do Rio Grande do Sul, por meio de pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso múltiplo. O estudo analisou quatro entidades hospitalares estabelecidas na região noroeste desse estado. Os resultados indicam que esses locais elaboram ações que visam a proteção e preservação do meio ambiente, mas que a demonstração de informações referentes a tais ações ainda não está suficientemente difundida entre elas, não ocorrendo uma gestão especificamente dos custos de suas atividades ambientais, haja vista que muitos custos relacionados às questões ambientais são contabi­lizados juntamente com os demais custos processados, assim, prejudicando uma melhor identificação de quanto é gasto com determinadas ações ambientais. Portanto, conclui-se que essas entidades não estão preparadas para uma gestão de custos de natureza ambiental.

Palavras-chave: Meio ambiente; organizações hospitalares; custos ambientais em hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rieger Lucchese, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS), Brasil.

Marcos Antônio de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS), Brasil.

Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Lucchese, A. R., Souza, M. A. de, & Machado, D. G. (2018). GESTÃO DE CUSTOS AMBIENTAIS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Gestão & Regionalidade, 34(101). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4090