VALORES ORGANIZACIONAIS: PREDITORES DO BEM-ESTAR NO TRABALHO?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n99.4091Resumo
Este estudo teve o propósito de compreender a influência dos valores organizacionais sobre a percepção de bem-estar no trabalho, na perspectiva dos colaboradores de um hospital público de ensino. Por meio de uma survey, 351 servidores responderam ao questionário, elaborado a partir dos modelos IPVO, de Oliveira e Tamayo, e EPBO, de Dessen e Paz. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários da instituição foram prestígio, conformidade e realização. Em relação ao bem-estar no trabalho, a maior incidência foi atribuída aos fatores valorização, realização e identificação com a organização. As análises de regressão múltipla revelaram que o modelo representado pela variável dependente identificação com a instituição (fator de bem-estar) apresentou o maior valor, evidenciando que 24,5% da variância do fator pode ser explicada pelos valores preocupação com a coletividade e prestígio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).