ABANDONO E ATRASO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores/as

  • Rosangela Maria Pontili Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a
  • Jefferson Andrônio Ramundo Staduto Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a
  • Jonas da Silva Henrique Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4173

Resumen

O objetivo central deste artigo é realizar uma análise da distribuição e correlação espacial da proporção tanto de adolescen­tes que abandonaram os estudos quanto de adolescentes estudantes em situação de atraso escolar, com alguns indicadores socioeconômicos dos municípios da região Sul do Brasil. Para tanto, fez-se uso da Análise Estatística de Dados Espaciais. Os resultados mostraram que os indicadores sociais e econômicos afetam o abandono e o atraso escolar, a partir de um efeito vizinhança significativo. Entendeu-se, assim, que a decisão final dos adolescentes e de suas respectivas famílias, com relação à permanência na escola e à dedicação aos estudos, sofre a influência de um conjunto de fatores econômicos e sociais encadeados entre si. Concluiu-se, assim, que ações voltadas para estimular o nível de emprego e a atividade econô­mica, de modo especial, nas regiões em que os indicadores se apresentaram negativos, contribuem para estimular o nível educacional dos adolescentes.

Palavras-chave: Abandono e atraso escolar; indicadores socioeconômicos; análise espacial; municípios da região Sul.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosangela Maria Pontili, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel (PR), Brasil.
  • Jefferson Andrônio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Professor do curso de Ciências Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo (PR), Brasil.
  • Jonas da Silva Henrique, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo (PR), Brasil.

Publicado

2018-05-30

Cómo citar

ABANDONO E ATRASO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL. (2018). Gestão & Regionalidade, 34(101). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4173