A COOPERAÇÃO NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA ROTA DAS SALAMARIAS – RS

Autores

  • DANIELA SIQUEIRA COLET Universidade de Passo Fundo
  • ANELISE REBELATO MOZZATO Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4180

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as ações de cooperação existentes entre os proprietários das pequenas propriedades rurais na Rota das Salamarias - RS, verificando as transformações sociais e a importância de tal aglomerado produtivo para com o desenvolvimento local. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, do tipo multicaso e com abordagem qualitativa dos dados. Os resultados revelam que a rota em questão realiza ações de cooperação, confirmando que há intensa participação, interação, solidariedade e confiança entre os participantes, impactando em diferentes transformações sociais. Assim, a participação na rota possibilitou o desenvolvimento local não só do ponto de vista econômico, mas também, os recursos naturais foram preservados, bem como as relações sociais melhoradas, proporcionando maior qualidade de vida aos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIELA SIQUEIRA COLET, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Administração (FABE), especialista em Gestão de Pessoas (UPF) e Mestranda em Administração (UPF). Bolsista PROSUP/CAPES

ANELISE REBELATO MOZZATO, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração, Mestre em Educação, Especialista em Gestão Empresarial e Graduada em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – CEPEAC / FEAC, na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

19-12-2018