USO DO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO NA PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: ESTUDO COMPARATIVO EM PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4185Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como o método de estudo de caso tem sido utilizado nas pesquisas internacionais e nacionais em empreendedorismo no período de 2013 a 2015. O método de pesquisa escolhido foi a revisão sistemática da literatura (RSL). O levantamento dos artigos internacionais foi realizado nos cinco periódicos em empreendedorismo mais relevantes e, para os nacionais, utilizou-se a base de dados SPELL. Dentre os principais resultados vale destacar a diversidade de temáticas encontradas nesses estudos, o equilíbrio entre os estudos de caso único e múltiplos nos artigos internacionais, enquanto que, nos nacionais, predominam os de casos múltiplos. Grande diversidade de fontes de dados/evidências foi encontrada, com predominância de entrevistas. Já com relação as formas de análise de dados, observa-se a preferência pela análise de conteúdo nos estudos nacionais enquanto que, nos internacionais, a predominância é pelo uso de triangulação de dados/pesquisador e pela análise comparativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).