USO DO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO NA PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: ESTUDO COMPARATIVO EM PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4185Resumo
O objetivo deste estudo é analisar como o método de estudo de caso tem sido utilizado nas pesquisas internacionais e nacionais em empreendedorismo no período de 2013 a 2015. O método de pesquisa escolhido foi a revisão sistemática da literatura (RSL). O levantamento dos artigos internacionais foi realizado nos cinco periódicos em empreendedorismo mais relevantes e, para os nacionais, utilizou-se a base de dados SPELL. Dentre os principais resultados vale destacar a diversidade de temáticas encontradas nesses estudos, o equilíbrio entre os estudos de caso único e múltiplos nos artigos internacionais, enquanto que, nos nacionais, predominam os de casos múltiplos. Grande diversidade de fontes de dados/evidências foi encontrada, com predominância de entrevistas. Já com relação as formas de análise de dados, observa-se a preferência pela análise de conteúdo nos estudos nacionais enquanto que, nos internacionais, a predominância é pelo uso de triangulação de dados/pesquisador e pela análise comparativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rivanda Meira Teixeira, Cristiane Feitoza Dantas, Simone Freitas Araújo Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).