USO DO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO NA PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: ESTUDO COMPARATIVO EM PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiane Feitoza Dantas Universidade Federal de Sergipe
  • Simone Freitas Araújo Lima Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4185

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como o método de estudo de caso tem sido utilizado nas pesquisas internacionais e nacionais em empreendedorismo no período de 2013 a 2015. O método de pesquisa escolhido foi a revisão sistemática da literatura (RSL). O levantamento dos artigos internacionais foi realizado nos cinco periódicos em empreendedorismo mais relevantes e, para os nacionais, utilizou-se a base de dados SPELL. Dentre os principais resultados vale destacar a diversidade de temáticas encontradas nesses estudos, o equilíbrio entre os estudos de caso único e múltiplos nos artigos internacionais, enquanto que, nos nacionais, predominam os de casos múltiplos. Grande diversidade de fontes de dados/evidências foi encontrada, com predominância de entrevistas. Já com relação as formas de análise de dados, observa-se a preferência pela análise de conteúdo nos estudos nacionais enquanto que, nos internacionais, a predominância é pelo uso de triangulação de dados/pesquisador e pela análise comparativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra (1996).  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2006). Professora do Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

Cristiane Feitoza Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Administração-PROPADM/UFS

Simone Freitas Araújo Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Administração-PROPADM/UFS

Downloads

Publicado

19-12-2018