A INOVAÇÃO REPRESENTADA PELA ACEITAÇÃO, ADOÇÃO E USO DE SOFTWARES-LIVRES EM EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

Autores

  • José Maria Tanganelli Junior Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil
  • Juliana Maria Magalhães Christino Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • Newton Amaral Paim Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, Brasil.
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira PUC Minas
  • Ricardo Viana Carvalho de Paiva Centro universitário UNA, UNA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n102.4189

Resumo

O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa empírica realizada junto a profissionais de Tecnologia da Informação, que teve como objetivo geral compreender o processo de aceitação, adoção e uso de softwares-livres em micro e pequenas empresas da região Centro-Oeste do Brasil. Dentre os achados do trabalho identificou-se que o nível de concordância dos respondentes com a aceitação do software-livre nas empresas foi maior no aspecto intenção de uso do que, propriamente, no comportamento de uso. Em seguida, foi possível afirmar que a expectativa de esforço exerce influência positiva neste grupo com relação à intenção de uso, assim como também constatou-se que há uma influência positiva e significativa da chamada motivação hedônica sobre a intenção de uso de softwares-livres, porém, por outro lado foi detectado um quadro de indecisão por parte dos respondentes com relação à intenção de substituição dos softwares proprietários por livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Tanganelli Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil

Possui graduação em processamento de dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988), especialização em Informática em agronegócios pela universidade federal de Lavras-MG e especilização em Banco de Dados pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada IBTA - SP e mestrado em administração pela universidade federal de Minas Gerais UFMG. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor titular da Universidade de Cuiabá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação.

Juliana Maria Magalhães Christino, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Atualmente atua como professora adjunta do curso de Administração da UFMG. Doutora em Administração pela UFMG, Mestre em Administração pela FEAD (2004), especialista em Marketing pela FGV (2001), graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Trade Marketing, Cultura e Consumo, Composto Promocional, Marketing de Serviços e Marketing Cultural e Esportivo. Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG.

Newton Amaral Paim, Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, Brasil.

Analista em Ciência e Tecnologia (C&T), Especialidade Marketing da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), lotado no Centro de Desenvolvimento da Energia Nuclear (CDTN) em Belo Horizonte, MG, órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); é Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem Doutorado em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador de mercado e opinião com mais de 30 anos de experiência, tendo realizado projetos qualitativos e quantitativos para grandes organizações, como: CITIBANK, EMBRATEL, IBM e TELEBRÁS. Na área de Educação é professor de várias disciplinas de Administração e de Marketing. Além disso, dirigiu a Faculdade de Marketing da UniverCidade, Centro Universitário da Cidade, no Rio de Janeiro, sendo responsável pela formulação, aprovação e execução do Projeto Didático-Pedagógico do Curso que contava na época com 120 professores, 1800 alunos em nove Unidades. Foi também Secretário-Geral do Programa de Educação Continuada para Executivos, FGV Management-Rio da Fundação Getulio Vargas, RJ. Em 2011 recebeu o prêmio por ter desenvolvido a melhor Tese de Doutorado de 2010 do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG. Em julho de 2012 recebeu o Prêmio CAPES de Teses, Edição 2011, na categoria Menção Honrosa quando foram selecionadas para participarem do evento as 45 melhores teses de doutorado defendidas em 2010 em Instituições de Ensino, públicas e privadas de todo o país, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES.

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, PUC Minas

Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Administração, Contadora e Administradora. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas.

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Centro universitário UNA, UNA, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica ênfase em Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), graduação em Administração de Empresas pela UNB (2008), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2002) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Administração (40 horas semanais) de Empresas do Centro Universitário UNA. Foi Diretor de Educação Continuada e Pesquisa na Anima Educação e também já atuou na Una como Coordenador do Mestrado Profissional em Administração, Diretor do Instituto de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, como Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, como Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, como Coordenador do curso de Administração de Empresas e como Coordenador de cursos Tecnológicos.Foi Gerente de Marketing na Shell Brasil SA e na Cia de Gás do Rio de Janeiro (CEG).Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, inovação e gestão do conhecimento, planejamento estratégico, marketing e finanças.

Downloads

Publicado

19-12-2018