INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Katarina Chaves Lacerda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • André Gustavo Carvalho Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220

Palavras-chave:

Inovação, Baixa renda, Disrupção, Estratégia, Desenvolvimento de produto

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como têm sido desenvolvidas inovações em produtos para consumidores na base da pirâmide no contexto brasileiro. Para isso, foi adotada a estratégia de estudo de casos múltiplos em três empresas de diferentes setores. Evidenciou-se que as empresas pesquisadas utilizam o modelo sequencial de estruturação e gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos, as inovações direcionadas para a base da pirâmide brasileira são disruptivas de novo mercado e as empresas utilizam múltiplas estratégias de inovação para implementar inovações no mercado brasileiro da base da pirâmide. Os resultados contribuem para ampliar o entendimento sobre os tipos, dimensões e características tanto das inovações quanto das estratégias de inovações empreendidas para atender ao mercado consumidor da baixa renda no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katarina Chaves Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestre em Administração (PPGA/UFPB). Professora Subsitituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

André Gustavo Carvalho Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Graduação em Engenharia Elátrica. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração. Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Lacerda, K. C., & Machado, A. G. C. (2019). INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220

Edição

Seção

Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina