UTILIZAÇÃO DE TEORIAS NA FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4526Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de teorias nos relatos de pesquisa no campo de Marketing apresentados em eventos da ANPAD entre 2009 e 2015. Foi elaborado com base na análise de artigos apresentados em eventos patrocinados pela ANPAD nesse período. Dentre os 646 artigos apresentados, apenas 4,64% indicam a utilização de alguma teoria para fundamentar a investigação. As teorias mais utilizadas foram: Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Cadeia Meios-Fim e Teoria das Redes Sociais. Conclui-se que as pesquisas realizadas no campo do Marketing poderiam ser beneficiadas com o auxílio de teorias em sua fundamentação.
Palavras-chave: Marketing. Teorias. Pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).