UTILIZAÇÃO DE TEORIAS NA FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE MARKETING

Autores

  • Aline Crespo dos Reis Neto Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • William Nunes da Silva Mestre Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Antonio Carlos Gil Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4526

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização de teorias nos relatos de pesquisa no campo de Marketing apresentados em eventos da ANPAD entre 2009 e 2015. Foi elaborado com base na análise de artigos apresentados em eventos patrocinados pela ANPAD nesse período. Dentre os 646 artigos apresentados, apenas 4,64% indicam a utilização de alguma teoria para fundamentar a investigação. As teorias mais utilizadas foram: Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Cadeia Meios-Fim e Teoria das Redes Sociais. Conclui-se que as pesquisas realizadas no campo do Marketing poderiam ser beneficiadas com o auxílio de teorias em sua fundamentação.

Palavras-chave: Marketing. Teorias. Pesquisa.

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Biografia do Autor

Aline Crespo dos Reis Neto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Mestrado e Doutorado

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Publicado

17-05-2019

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