GESTÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE UMA CIDADE VERDE
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4532Resumo
Este artigo problematiza o espaço urbano a partir da construção do ideal de uma cidade verde localizada no estado do Paraná. A investigação foi dividida em dois momentos. Na parte teórica, é apresentado um breve panorama histórico das primeiras décadas de colonização e desenvolvimento do norte do estado do Paraná, destacando o planejamento da cidade estudada e suas principais características. Versa também sobre os primeiros ensaios da imagem de uma cidade verde e os efeitos subjetivos sobre a população. Na parte empírica, são apresentados os fragmentos de entrevistas realizadas com três profissionais ligados à gestão urbana e ambiental da cidade. Como resultado, constatou-se que o ideal de cidade verde, disseminado pelas campanhas publicitárias, não foi suficiente para implicar a população com os desafios advindos do crescimento. A conclusão parcial desta pesquisa destaca a importância de um diálogo interdisciplinar que possibilite à área de gestão transitar por uma perspectiva problematizadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).