CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar como o cluster branding é gerenciado e percebido pelos atores envolvidos no cluster. Operacionalmente realizou-se um estudo de caso instrumental em uma região do cluster vitivinícola da Serra Gaúcha, denominada Vale dos Vinhedos. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que há o desenvolvimento de atividades ligadas à construção do brand fortemente vinculadas às características da região; a entidade Aprovale é a responsável por estratégias para alcançar e gerir o cluster branding; os atores do cluster percebem positivamente a existência do brand e seus benefícios, tais como, a união sob um propósito comum e uma identidade partilhada pelas empresas locais. A contribuição deste estudo consiste em uma discussão integrando áreas de investigação complementares, quais sejam, as literaturas sobre aglomerações produtivas e marketing de lugar, direcionando pesquisas futuras que se desenvolvam na perspectiva do desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).