CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS

Autores

  • Ana Cláudia Azevedo Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
  • Willerson Lucas de Campos Silva Universidade de São Paulo, Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Produção POLI/USP
  • Cristina Espinheira Costa Pereira Universidade Paulista, Programa de Mestrado em Administração
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Administração.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como o cluster branding é gerenciado e percebido pelos atores envolvidos no cluster. Operacionalmente realizou-se um estudo de caso instrumental em uma região do cluster vitivinícola da Serra Gaúcha, denominada Vale dos Vinhedos. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que há o desenvolvimento de atividades ligadas à construção do brand fortemente vinculadas às características da região; a entidade Aprovale é a responsável por estratégias para alcançar e gerir o cluster branding; os atores do cluster percebem positivamente a existência do brand e seus benefícios, tais como, a união sob um propósito comum e uma identidade partilhada pelas empresas locais. A contribuição deste estudo consiste em uma discussão integrando áreas de investigação complementares, quais sejam, as literaturas sobre aglomerações produtivas e marketing de lugar, direcionando pesquisas futuras que se desenvolvam na perspectiva do desenvolvimento regional.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Azevedo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP

Doutoranda em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela FUMEC e Bacharel em Administração pela Faculdade de Nova Serrana.

Willerson Lucas de Campos Silva, Universidade de São Paulo, Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Produção POLI/USP

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cristina Espinheira Costa Pereira, Universidade Paulista, Programa de Mestrado em Administração

Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Paulista (UNIP).

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Administração.

Professor da FEA-USP e também atua como Professor na Fundação Instituto de Administração - FIA, na Fundação Escola Comércio Álvares - FECAP e no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

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Publicado

2019-05-24

Como Citar

Azevedo, A. C., de Campos Silva, W. L., Espinheira Costa Pereira, C., & Gama Boaventura, J. M. (2019). CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859