REDUÇÃO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO NOS CENTROS URBANOS E CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA

Autores

  • Sergio Henrique Mota Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Denis Alcides Rezende Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana www.pucpr.br/ppgtu 55 (41) 3271-2623 Curitiba - Paraná - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5049

Resumo

O crescimento da cidade, o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira e a criação de produtos de crédito possibilitaram aumento da quantidade de veículos circulando, promovendo disputa por espaço nas vias, fenômeno observado nas cidades. O objetivo é estudar a redução de velocidade no trânsito urbano no contexto da cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza um estudo de caso em uma avenida da cidade de São Paulo. Os resultados auferidos verificaram os efeitos da redução da velocidade no escoamento do tráfego, e relações entre trânsito urbano e cidade digital estratégica baseado no projeto de comunicação com gestores e cidadãos, por meio da investigação no portal de informações de trânsito oferecidas pela prefeitura. A conclusão reitera que a redução de velocidade no trânsito urbano não é prejudicial ao escoamento do tráfego, tendo em vista as tecnologias de informação e comunicação úteis melhoria do tráfego no contexto da cidade digital estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Henrique Mota, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre em Gestão Urbana pela PUCPR e Gestor de Projetos PMI.

Denis Alcides Rezende, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana www.pucpr.br/ppgtu 55 (41) 3271-2623 Curitiba - Paraná - Brasil

Professor e pesquisador em Cidade Digital Estratégica.

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (2013-2015 e 2016-2019 em Cidade Digital Estratégica - Strategic Digital City). Bolsista de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq (Ciências sem Fronteiras 2013-2014). Bolsista Produtividade em Pesquisa Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (2012-2013). Pós-doutor em Cidade Digital Estratégica (Strategic Digital City) - DePaul University - School of Public Service - Chicago - USA (2013-2014). Pós-doutor em Administração - Planejamento Estratégico de Municípios e Gestão da Tecnologia da Informação em Prefeituras (FEA-USP, 2005-2006).

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Mota, S. H., & Rezende, D. A. (2019). REDUÇÃO DE VELOCIDADE NO TRÂNSITO NOS CENTROS URBANOS E CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.5049