NA FEIRA TAMBÉM TEM INOVAÇÃO? UMA ANÁLISE DA CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE "MODINHA" NA FEIRA DA RUA JOSÉ AVELINO

Autores

  • Thalita Silva Calíope Universidade Federal do Ceará image/svg+xml Autor
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho Universidade Federal do Ceará image/svg+xml Autor

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5088

Palavras-chave:

Inovação, Moda, Imitação, Modinha, Feira

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o processo de inovação nas empresas de confecção de modinha na Feira da José Avelino. Para alcançá-lo, realizou-se um estudo de caso na Feira da José Avelino. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com 11 feirantes e analisados com a análise de conteúdo. Encontrou-se que, embora a Feira seja reconhecida como polo de moda e seja capaz de criar moda, há uma grande influência externa, especialmente de novelas, sendo um mercado de massa. Constatou-se que a estratégia inovativa predominante é a imitativa. Existe um ciclo incessante em que, quando surge uma inovação, os feirantes imitam uns aos outros, levando à saturação, com produtos sem diferenciação e com preços baixos que fazem com que haja concorrência acirrada entre as empresas, induzindo-as a buscarem inovações para se destacarem. Assim, a imitação leva à inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thalita Silva Calíope, Universidade Federal do Ceará
    Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.
  • José Carlos Lázaro da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará
    Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung (2005).

Downloads

Publicado

2019-07-04

Edição

Seção

Edição Especial - Gestão & Inovação na América Latina

Como Citar

NA FEIRA TAMBÉM TEM INOVAÇÃO? UMA ANÁLISE DA CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE "MODINHA" NA FEIRA DA RUA JOSÉ AVELINO. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5088