EVOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO PELA QUALIDADE TOTAL PARA O MODELO DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carlos Eduardo Guedes Nogueira UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Francisco Tarciso Leite UNIFOR - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol22n63.51

Resumo

O Gerenciamento pela Qualidade Total (GQT), segundo a corrente de W. E. Deming, comparado ao das Organizações de Aprendizagem (OAs), Peter Senge, revela complementaridade de princípios, confirmando que uma organização, alicerçada na adoção do GQT apresenta características específicas de uma Organização de Aprendizagem. A pesquisa realizada neste trabalho verificou, através de estudo de caso, características símiles: setor de serviços, com alta competitividade e alta taxa de personalização de produtos/serviços por cliente, com mais de quatro anos de adoção do modelo de GQT e certificação ISO 9002. Foram investigadas dez variáveis relativas a características das OAs: grau de desenvolvimento baseado nas cinco disciplinas de Senge (domínio próprio, modelos mentais, aprendizagem em equipe, visão compartilhada e pensamento sistêmico), e outros cinco aspectos do modelo (liderança, inovação, tratamento de erros, clima de abertura e educação contínua), usando-se duas ferramentas, questionário e entrevista, em amostra de 53, de 215 funcionários. A pesquisa demonstrou um alto grau de desenvolvimento de características de uma OA, confirmando que é possível a evolução natural do modelo de Gerenciamento pela Qualidade Total para o das Organizações de Aprendizagem. Palavras-chave: qualidade total, organizações de aprendizagem, gerenciamento, evolução de modelo, learning organization, administração.

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Publicado

2009-04-16

Como Citar

Guedes Nogueira, C. E., & Leite, F. T. (2009). EVOLUÇÃO DE GERENCIAMENTO PELA QUALIDADE TOTAL PARA O MODELO DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM. Gestão & Regionalidade, 22(63). https://doi.org/10.13037/gr.vol22n63.51