DETERMINANTES DAS CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE PVAR NO PERÍODO DE 2003 A 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5338

Palavras-chave:

Concentração Industrial, Nova Geografia Econômica, Índice de Ellison Glaeser, PVAR

Resumo

Esse estudo terá como objetivo investigar quais os fatores que influenciaram a concentração industrial entre as Unidades Federativas do Brasil no período de 2003 a 2014. Para execução desse objetivo, será utilizado o Índice de Concentração Ellison e Glaeser para mensurar as aglomerações. Os dados serão organizados em forma de painel e será elaborado um modelo econométrico PVAR, que permitirá estudar as relações dinâmicas e mecanismos de ajustes entre as variáveis analisadas. Os dados utilizados foram encontrados na RAIS e Censo Demográfico do IBGE. A contribuição deste trabalho com a literatura está no fato de utilizar um índice pouco explorado a nível nacional e ferramentas econométricas inéditas para o estudo da concentração industrial. Os resultados da análise em painel indicam que a influência do governo e as externalidades possuem maior significância na concentração. Verificou-se que choques relacionados ao transbordamento de conhecimento impactam positivamente na concentração industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos dos Santos, Autônomo, Altinópolis, São Paulo, Brasil

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Servidor público municipal na Prefeitura de Altinópolis, atualmente no cargo de Chefe de Fiscalização Geral e Tributos.

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Economia - Programa de Pós-graduação em Economia, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia.

 

 

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

dos Santos, J. C., & Alves, J. da S. (2020). DETERMINANTES DAS CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE PVAR NO PERÍODO DE 2003 A 2014. Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5338