CADEIA GLOBAL DE VALOR, CLUSTERS E REDE DE EMPRESAS:Uma Análise Relacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5378Resumo
As relações de cooperação entre as organizações vêm sendo abordadas na literatura como um fenômeno relevante para o desenvolvimento de regiões e para a competitividade das empresas. As vertentes teóricas a esse respeito, no entanto, têm suas bases fundamentadas em diversos conceitos, que, por muitas vezes, são utilizados indistintamente. Procurando ampliar a discussão teórica acerca das relações de cooperação entre empresas, este artigo versa sobre três conceitos principais: clusters, cadeias globais de valor e redes de empresas, que, por apresentarem abordagens teóricas interconectadas, carecem de estudos inter-relacionais. Sendo assim, a pesquisa possui como principal objetivo a análise da literatura acerca das cadeias globais de valor, clusters e redes de empresas, visando identificar suas principais linhas teóricas e suas interconexões sob a perspectiva organizacional. Busca-se, portanto, verificar similaridades e complementaridades dentre os conceitos estudados, de forma a pontuar a sobreposição dessas literaturas e apontar suas possíveis diferenças, por meio de um ensaio teórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).