CRISE FINANCEIRA E OS SISTEMAS BANCÁRIOS DE BRASIL E ALEMANHA – O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5658Resumo
Este trabalho buscou analisar a importância dos bancos públicos na implantação de políticas anticíclicas de contenção da crise do subprime (2007-2008) no Brasil e na Alemanha, países diferentes em termos de desenvolvimento econômico e financeiro, mas ambos ‘bank baseds’. Para cumprir este objetivo, foram apresentados os desdobramentos da crise no sistema financeiro dos Estados Unidos e como a Alemanha e o Brasil foram atingidos. Foram estudadas as políticas aplicadas pelos governos no sentido de conter os avanços da crise e, através dos indicadores de alavancagem financeira e preferência pela liquidez, como as instituições financeiras se comportaram dado o tipo de controle acionário. Foi verificado que as instituições públicas desempenharam importante papel de estabilização no período de instabilidade econômica no que tange ao fornecimento de crédito contribuindo para manutenção da liquidez em ambos os países.Palavras-chave: crise financeira, bancos públicos, sistema financeiro, políticas anticíclicas, alavancagem, preferência pela liquidez.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-01-13
Como Citar
Silva, F. F., & Chaves, I. M. (2020). CRISE FINANCEIRA E OS SISTEMAS BANCÁRIOS DE BRASIL E ALEMANHA – O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS. Gestão & Regionalidade, 36(107). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5658
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).