MUDANÇAS NO MODELO DE NEGÓCIO E ALINHAMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5689Resumo
O presente artigo explora o alinhamento da estrutura organizacional decorrente de mudanças significativas nos modelos de negócios. Realizou-se estudo de casos múltiplos com três empresas de grande porte visando identificar as mudanças da estrutura para suportar os novos modelos de negócios. Conclui-se que: a) as empresas alteraram significativamente seus modelos de negócios e as estruturas organizacionais passaram por modificações importantes; b) os quatro componentes das estruturas organizacionais (posições, superestrutura, vínculos laterais e sistema de decisão) foram alterados; c) a adoção das novas estruturas ocorreu simultaneamente às alterações nos modelos de negócios; d) a estrutura Divisionada com serviços compartilhados foi adotada pelas empresas; e) as empresas relataram que se as estruturas organizacionais não tivessem sido alteradas, os modelos de negócios significativamente alterados não teriam sucesso; f) as novas estruturas adotaram delegação de poder, gerando proximidade com clientes e desenvolvimento de produtos específicos, além de sentimento de maior envolvimento das pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).