AÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO COM BASE NA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5706Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma Instituição de Educação Superior, que contou com aprovação do comitê de ética em pesquisa, cujo objetivo foi analisar os relacionamentos existentes entre os cursos da IES, identificando as formas de comunicação e promoção de ações interdisciplinares, bem como as dimensões de sucesso para interdisciplinaridade, com base no ponto de vista dos coordenadores dos cursos. Um questionário foi elaborado para a coleta dos dados. Entrevistas foram realizadas pelo próprio pesquisador, e para análise e interpretação dos dados foi usada a Análise de Redes Sociais com uso do software UciNet V6. Como resultados, detectou-se que cursos da IES não ligados à engenharia mostraram-se mais propensos a conhecer e promover ações interdisciplinares; que de forma geral os entrevistados julgaram que uma comunicação eficaz é importante para o sucesso de um grupo interdisciplinar e que as características individuais dos componentes do grupo apresenta menor expressãoDownloads
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Publicado
2020-01-06
Como Citar
Farina, M. C., & Penof, D. G. (2020). AÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO COM BASE NA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS. Gestão & Regionalidade, 36(107). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5706
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Artigos
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