ELEMENTOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAFEICULTURA INDÍGENA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5732Palavras-chave:
Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Cafeicultura Indígena, Amazônia.Resumo
O presente estudo aborda um tema com enfoque econômico, ambiental e social, localizado na região da Amazônia Legal brasileira, a cafeicultura indígena. Esta pesquisa privilegiou como objetivo principal compreender os principais elementos de inovação que possibilitam o desenvolvimento sustentável da cafeicultura em uma reserva indígena na Amazônia Legal brasileira; e tem como objetivos específicos caracterizar a cafeicultura na reserva indígena (1), identificar os principais fatores de desenvolvimento sustentável (2), descrever a estrutura da inovação para o desenvolvimento sustentável na Terra Indígena Sete de Setembro (3). Como resultado, percebe-se a produção desse ativo nessa tribo da Amazônia é realizada com base no Triple Bottom Line. Encontram-se as melhores práticas de gestão para o desenvolvimento sustentável numa área indígena, estes povos aprimoram a produção qualitativamente com inovação de seus processos usando tecnologias e aperfeiçoando suas relações sociais e comerciais com instituições capazes de potencializar a produção de café.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thelma Jakliny Martins Arruda, Saiane Barros de Souza, Raul Afonso Pommer Barbosa, Flávio de São Pedro Filho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).