SISTEMA FINANCEIRO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5741

Resumo

O presente trabalho buscou testar a hipótese sobre a existência de uma correlação positiva entre desenvolvimento financeiro e crescimento econômico no Rio Grande do Sul e suas mesorregiões, por meio das técnicas de Regressão Quantílica, tendo como variável dependente o Produto Interno Bruto – PIB per capita e variáveis independentes o valor de crédito rural per capita, operações de crédito per capita e a existência de Postos de Atendimento – PAs de cooperativas de crédito nos municípios. Os resultados da aplicação empírica comprovaram a existência de relação positiva entre desenvolvimento do sistema financeiro e o crescimento econômico do Rio Grande do Sul e suas mesorregiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Höher, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2018). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2009). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003).Atualmente é professor adjunto II (DE) da UFSM, atuando principalmente nas áreas de agronegócio, cooperativismo e desenvolvimento regional.

Osmar Tomaz de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2006), doutorado-sanduíche pela Université Paris X Nanterre (França) (2004-2005) e pós-doutorado em Economia Agrária e dos Recursos Naturais pela Université Paris Ouest Nanterre - La Defense (França) (2013-2014). Já atuou como consultor em projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA (2000-2002) e da FAO (2002). Atualmente, é professor em tempo integral da PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-PUCRS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia Rural, Desenvolvimento e Meio Ambiente, com pesquisas e projetos relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, Agricultura e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Höher, R., & de Souza, O. T. (2020). SISTEMA FINANCEIRO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO RIO GRANDE DO SUL. Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5741