A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS ESPONTÂNEOS NA VISÃO DE CONSUMIDORES E VAREJISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5751

Resumo

O agrupamento de lojas espontâneo, conhecido como cluster comercial espontâneo, tem se apresentado como tendência em grandes centros comerciais ou ruas de grande movimento. O presente estudo buscou analisar a atratividade de três clusters comerciais espontâneos de automóveis da cidade de São Paulo, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, com questionário estruturado a 104 consumidores e 104 varejistas, permitindo comparar as diferentes visões. Os resultados indicaram que a atratividade apresentou forte correlação entre as intenções de compra e venda nos clusters comerciais espontâneos pesquisados. Em relação ao marketing mix, verificou-se que há convergência na visão de consumidores e varejistas sobre a importância dos fatores de atratividade: apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção. A observância desses resultados pode trazer úteis contribuições para a competição entre clusters comerciais espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns nos negócios, notadamente nos países em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Sanches Fittipaldi, Centro Paual Souza/FATEC - Itaquaquecetuba

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, mestre em Administração, especialista em finanças e marketing e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados.

Denis Donaire, USCS

Graduação em Ciências Econômicas e Administrativas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André (1967), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Downloads

Publicado

29-09-2020