TRANSPORTE URBANO DE BAIXO CARBONO NA CIDADE DE SÃO PAULO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5897Resumo
Na cidade de São Paulo, assim como em outras grandes metrópoles, o setor de transporte é o maior responsável pelas emissões de GEE. Desse modo, essa pesquisa pretende analisar em que medida as políticas públicas que incidem no setor de transportes adotam medidas para redução as emissões de GEE Para tal, foi adotado como roteiro da análise o A-S-I Framework, proposto pela organização GIZ (2014) para o planejamento de políticas públicas para o transporte urbano de baixo carbono. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a cidade de São Paulo possui importantes instrumentos políticos de planejamento do uso do solo, do transporte público e dos modos não motorizados para descarbonizarão do setor de transportes, mas precisa avançar em medidas econômicas e regulatórias que já vem sendo adotadas em grandes cidades mundiais com resultados significativos, como a tarifa zero no transporte público e o pedágio urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).