AVALIAÇÃO DA ESCALA BRASILEIRA DO “GRAU DE INOVAÇÃO” EM PMES PERUANAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5901Palavras-chave:
Innovación, PYMEs, Comparación entre paísesResumo
Las teorías y modelos de innovación tradicionalmente han respondido a la realidad de empresas grandes y de países más desarrollados, pero en su evolución histórica se ha puesto en relieve la necesidad de estudiarla también en países emergentes y PYMEs, ya que enfrentan diferentes retos. Uno de los modelos de innovación vigentes que se enfoca en estos retos es el de la triple hélice (programas del gobierno que integran esfuerzos universidad-empresa), y dentro del contexto de dos proyectos de triple hélice (uno en Brasil y otro en Perú) se ha diseñado y evaluado una escala de grado innovatividad en estos países. Los resultados muestran que la escala es consistente en ambos países, aunque discriminando perfiles particulares. Se comprueba el ajuste teórico y empírico de la escala, pues predice el desempeño creativo y es afectado por la actitud innovadora del líder, tal como se planteó en el diseño.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-04
Como Citar
Sosa-Sacio, M., & Matos-Reyes, N. (2019). AVALIAÇÃO DA ESCALA BRASILEIRA DO “GRAU DE INOVAÇÃO” EM PMES PERUANAS. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.5901
Edição
Seção
Edição Especial – Gestão & Inovação na América Latina
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).