INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE CAPITAL ABERTO ATUANTES NO BRASIL: ANÁLISE SOB A ÓTICA DE QUALIDADE, GOVERNANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5960

Resumo

Este estudo procurou relacionar a qualidade do ensino superior com informações de responsabilidade social evidenciadas por Instituições de Ensino Superior (IES) de capital aberto. O estudo exploratório utilizou-se de pesquisa documental em dados qualitativos e quantitativos de domínio público. Foram analisados exaustivamente documentos referentes ao período entre 2007 e 2017. Verificou-se não haver um padrão no tratamento das informações sobre a performance socialmente responsável das IES, tampouco são claras em aspectos de transparência e governança. A divulgação dos relatórios segue um modelo de informação legalista disponibilizando o mínimo necessário exigido pela legislação. Não se verificou a divulgação espontânea de atividades socioambientais dessas instituições capaz de valorizar e incentivar o estabelecimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Aldomar Guimarães Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Centro Universitário FECAP

Doutorando em Administração - PPGA

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Angelo Palmisano, Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Edimilson Costa Lucas, Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)

EPPEN

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Publicado

07-05-2020