INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE CAPITAL ABERTO ATUANTES NO BRASIL: ANÁLISE SOB A ÓTICA DE QUALIDADE, GOVERNANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Aldomar Guimarães Santos, Raquel da Silva Pereira, Angelo Palmisano, Edimilson Costa Lucas

Resumo


Este estudo procurou relacionar a qualidade do ensino superior com informações de responsabilidade social evidenciadas por Instituições de Ensino Superior (IES) de capital aberto. O estudo exploratório utilizou-se de pesquisa documental em dados qualitativos e quantitativos de domínio público. Foram analisados exaustivamente documentos referentes ao período entre 2007 e 2017. Verificou-se não haver um padrão no tratamento das informações sobre a performance socialmente responsável das IES, tampouco são claras em aspectos de transparência e governança. A divulgação dos relatórios segue um modelo de informação legalista disponibilizando o mínimo necessário exigido pela legislação. Não se verificou a divulgação espontânea de atividades socioambientais dessas instituições capaz de valorizar e incentivar o estabelecimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental.

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5960



 

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