A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019Resumo
A literatura aponta que a divulgação dos dados contábeis é essencial para a tomada de decisões de investimento. No entanto, cada indivíduo processa de forma distinta a informação financeira para tomar decisões (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Argumenta-se que é racional investir em empresas sustentáveis e transparentes dado que elas tendem a apresentar melhor performance (BODHANWALA; BODHANWALA, 2018). Considerando este panorama teórico, este estudo buscou investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores que investem em ações. Para isto, foi desenvolvido um experimento por meio de uma pesquisa de opinião aplicada a estudantes universitários. O método de análise envolveu análise bivariada e regressão múltipla cross-section. Constatou-se que a sustentabilidade e a transparência não influenciaram a tomada de decisão de investimento. No entanto, percebeu-se uma relação entre o volume de recursos investido e a idade do investidor.
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Copyright (c) 2020 Dannie Delanoy Carr Quirós, Fernanda Maciel Peixoto, André Francisco Alcântara Fagundes, Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri (Autor)

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