A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?

Autores

  • Dannie Delanoy Carr Quirós Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-0969-7567
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia
  • Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri Universidade Federal de Uberlândia Institucional: Universidade Federal de Uberlândia, Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 | Santa Mônica | 38400-902 | Uberlândia/MG | Brasil Departamento: Finanças http://orcid.org/0000-0002-6978-5219

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019

Resumo

A literatura aponta que a divulgação dos dados contábeis é essencial para a tomada de decisões de investimento. No entanto, cada indivíduo processa de forma distinta a informação financeira para tomar decisões (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Argumenta-se que é racional investir em empresas sustentáveis e transparentes dado que elas tendem a apresentar melhor performance (BODHANWALA; BODHANWALA, 2018). Considerando este panorama teórico, este estudo buscou investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores que investem em ações. Para isto, foi desenvolvido um experimento por meio de uma pesquisa de opinião aplicada a estudantes universitários. O método de análise envolveu análise bivariada e regressão múltipla cross-section. Constatou-se que a sustentabilidade e a transparência não influenciaram a tomada de decisão de investimento. No entanto, percebeu-se uma relação entre o volume de recursos investido e a idade do investidor.

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Biografia do Autor

Dannie Delanoy Carr Quirós, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração de Emrpesas pelo Tecnológico de Costa Rica (2016). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2019).

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro.

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri, Universidade Federal de Uberlândia Institucional: Universidade Federal de Uberlândia, Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 | Santa Mônica | 38400-902 | Uberlândia/MG | Brasil Departamento: Finanças

Doutorado em curso em Ciências Contábeis E-mail: claudiamamede@yahoo.com.br Doutoranda em Contabilidade Financeira pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (2018 a 2021). Mestra em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). No ambiente corporativo eu trabalhei como analista financeiro e no ambiente acadêmico ministrei aulas na linha de finanças para a Universidade Federal de Uberlândia e para a Faculdade do Trabalho.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Quirós, D. D. C., Peixoto, F. M., Fagundes, A. F. A., & Maestri, C. O. N. M. (2020). A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?. Gestão & Regionalidade, 36(109). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019