A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019Resumo
A literatura aponta que a divulgação dos dados contábeis é essencial para a tomada de decisões de investimento. No entanto, cada indivíduo processa de forma distinta a informação financeira para tomar decisões (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Argumenta-se que é racional investir em empresas sustentáveis e transparentes dado que elas tendem a apresentar melhor performance (BODHANWALA; BODHANWALA, 2018). Considerando este panorama teórico, este estudo buscou investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores que investem em ações. Para isto, foi desenvolvido um experimento por meio de uma pesquisa de opinião aplicada a estudantes universitários. O método de análise envolveu análise bivariada e regressão múltipla cross-section. Constatou-se que a sustentabilidade e a transparência não influenciaram a tomada de decisão de investimento. No entanto, percebeu-se uma relação entre o volume de recursos investido e a idade do investidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).