Resiliência regional: um estudo bibliométrico a partir da Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6093Palavras-chave:
Resiliência Regional, Resiliência Regional Econômica, BibliometriaResumo
Este estudo apresenta o estado da arte e itinerários temáticos percorridos acerca resiliência sob enfoque regional. Utilizou-se o método bibliométrico a partir da base de dados indexada na Web of Science sem recorte temporal, a priori. Para análise da produção levantada foi utilizado o programa CiteSpace. Abordou-se a resiliência regional sob variados campos de estudo por meio de 129 artigos. Posteriormente, mediante 67 artigos, abordou-se a resiliência regional sob as perspectivas da economia, gestão, planejamento e desenvolvimento. Uma vez que tratar de resiliência pressupõe ocorrência de um choque, constatou-se que os estudos voltados ao âmbito regional do fenômeno possuem como referência o choque econômico-financeiro de 2008-2009. Embora dispersa entre periódicos com publicações isoladas, a produção acadêmica tem sido conduzida com maior robusteza especificamente por um periódico. A análise de conteúdo da produção levantada revelou a inovação como a variável mais recorrentemente utilizada por regiões para contornar os impactos de choques.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).