Empreendedorismo em TI e o Perfil das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo Programa Juro Zero da FINEP
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.629Resumo
O artigo busca descrever o perfil das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo “Programa Juro Zero” (PJZ), da Finep.Para tanto, o estudo compreende a caracterização (i) das MPEIs em termos de porte, tipo de sociedade, composição acionária, localização, setor de atuação e classificação por verticais; (ii) das suas equipes de trabalho quanto a sexo, idade, grau de escolaridade e IES de origem; e (iii) dos projetos financiados quanto a prazo de execução, valor contratado e rubricas financiadas. O estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados foi desenvolvido junto às 31 MPEIs beneficiadas na primeira fase do PJZ. Os resultados demonstram que a maioria das empresas é de pequeno porte, constituída como sociedade limitada, estabelecida em Florianópolis e de software. Suas equipes de trabalho são jovens e possuem alta escolaridade. Constatou-se ainda que a rubrica “despesas com pessoal” é preponderante, fato condizente com os anseios do PJZ, que é custeado pelo FAT.
Palavras-chave: empreendedorismo tecnológico; micro e pequenas empresas inovadoras; “Programa Juro Zero”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).