Empreendedorismo em TI e o Perfil das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo Programa Juro Zero da FINEP
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.629Resumo
O artigo busca descrever o perfil das MPEIs catarinenses beneficiadas pelo “Programa Juro Zero” (PJZ), da Finep.Para tanto, o estudo compreende a caracterização (i) das MPEIs em termos de porte, tipo de sociedade, composição acionária, localização, setor de atuação e classificação por verticais; (ii) das suas equipes de trabalho quanto a sexo, idade, grau de escolaridade e IES de origem; e (iii) dos projetos financiados quanto a prazo de execução, valor contratado e rubricas financiadas. O estudo descritivo com abordagem qualitativa dos dados foi desenvolvido junto às 31 MPEIs beneficiadas na primeira fase do PJZ. Os resultados demonstram que a maioria das empresas é de pequeno porte, constituída como sociedade limitada, estabelecida em Florianópolis e de software. Suas equipes de trabalho são jovens e possuem alta escolaridade. Constatou-se ainda que a rubrica “despesas com pessoal” é preponderante, fato condizente com os anseios do PJZ, que é custeado pelo FAT.
Palavras-chave: empreendedorismo tecnológico; micro e pequenas empresas inovadoras; “Programa Juro Zero”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Diane Rossi Maximiano Reina, Alessandra Vasconcelos Gallon, Sandra Rolim Ensslin, Jamile Sabatini Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).