FORMAÇÃO DE CONGLOMERADOS NO SETOR DE LOJAS DE DEPARTAMENTO E ELETRODOMÉSTICOS NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTIVARIADA EM INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n66.63Resumo
Este trabalho busca a determinação de comportamentos semelhantes de atuação operacional e financeira em lojas varejistas no Brasil, em função da utilização de indicadores econômico-financeiros. Para isto, aplicam-se técnicas multivariadas de análise fatorial e análise de conglomerados para a determinação de eventuais clusters existentes. Para a realização deste estudo, utilizaram-se como base de dados os indicadores econômico-financeiros das 21 maiores lojas de departamento e eletrodomésticos do Brasil, segundo a revista Balanço Anual da Gazeta Mercantil, de 2004. As empresas estão classificadas em um ranking pela sua receita operacional e o tratamento dos dados se deu por meio do software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences). O objetivo deste estudo consiste na análise dos clusters formados, com o intuito de identificar características comuns de cada agrupamento de empresas. Os resultados mostraram que características comuns apresentadas pelas empresas, como desempenho, atuação geográfica e indicadores econômico- financeiros, resultaram na formação de clusters específicos. Palavras-chave: indicadores financeiros, varejo, lojas de departamento e eletrodomésticos, análise fatorial, análise de clusters.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Belfiore, P. P., Fávero, luiz L., & Nélo, A. M. (2009). FORMAÇÃO DE CONGLOMERADOS NO SETOR DE LOJAS DE DEPARTAMENTO E ELETRODOMÉSTICOS NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTIVARIADA EM INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS. Gestão & Regionalidade, 23(66). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n66.63
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).