POLÍTICA DE VENDAS E ESTOQUES, BASEADA EM SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E SUA APLICAÇÃO EM EMPRESA DO SETOR ELETRO-ELETRÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n66.64Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar desenvolvimento de um modelo de estratificação de produtos, com base em múltiplos critérios que considerem aspectos operacionais, mercadológicos e financeiros. A linha raciocínio que permeia o desenvolvimento do trabalho observa a dificuldade de gerir centenas ou milhares de itens com características específicas para se obter alto nível de serviço ao mercado e rentabilidade para os negócios da empresa, simultaneamente. A gestão de produtos, quando não considera múltiplos critérios de estratificação, gera distorções nos resultados. A combinação de diferentes critérios resulta na proposta de um modelo de estratificação de produtos para auxiliar a tomada de decisões para o planejamento de vendas e operações (S&OP). A análise dos produtos estratificados gera oportunidades de elaborar um elenco de medidas, no sentido de formular políticas de estoques e vendas e melhorar a rentabilidade dos negócios. A pesquisa está direcionada para produtos acabados do segmento eletroeletrônico, comercializados diretamente ao consumidor final e, também de forma indireta, via distribuidores e revendas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi adotada como base uma unidade de negócio de uma empresa multinacional do setor elétrico com sede em São Paulo, Brasil. Palavras-chave: planejamento de vendas e produção, gestão de estoques, classificação de produtos, nível de serviço ao cliente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Barbieri, J. C., & Gaviolli, L. S. (2009). POLÍTICA DE VENDAS E ESTOQUES, BASEADA EM SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E SUA APLICAÇÃO EM EMPRESA DO SETOR ELETRO-ELETRÔNICO. Gestão & Regionalidade, 23(66). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n66.64
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).