Requalificação de centros históricos: estudo sobre os discursos no organizar do espaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6444

Palavras-chave:

Requalificação, Discursos, Organização do Espaço

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo compreender os discursos sobre a gestão do espaço público no que diz respeito a projetos de requalificação de centros históricos na cidade de Porto Alegre. Foi realizado uma pesquisa de abordagem crítica de corrente pós-estruturalista e matriz pós-marxista sob uma perspectiva qualitativa. A teoria do discurso de Laclau e Mouffe (1985) norteou todo o trabalho e foi utilizado a lógica da explanação crítica como metodologia para problematizar os discursos, além de análise de entrevistas, documentos e observação participante. Os resultados apontam diferentes conflitos que visam reintegrar à cidade ao planejamento moderno através de uma gestão eficiente, entretanto, essa reintegração contradiz a identidade do lugar e reforça uma lógica de mercado. Conclui-se que o empreendedorismo urbano tem sido a característica central da gestão urbana na conjuntura de desregulamentação dos mercados em que a cidade tem alçado grande protagonismo e os projetos de requalificação tem justificado a afirmação da cidade como mercadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Administração pelo PPGA-UECE atuando na área de concentração: Gestão, Organizações e Ambiente, com ênfase em Gestão e Estudos Organizacionais. Mestre em Administração pelo PROPAD-UFPE na linha de pesquisa: Organização e Sociedade. Bacharel em Administração pela UEPB. Atua como pesquisador mestre em projetos de estudos prospectivos de demandas no Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e na promoção e realização do Programa para Desenvolvimento da Indústria. Como professor lecionou em universidades privadas em Recife e João Pessoa; e na UECE em Fortaleza como professor substituto. Participante do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade (MOBIS/CNPq), vinculado à UFPE e Estudos Organizacionais, Tecnologias Digitais e Pesquisa Qualitativa (EO-TEDPEQ), vinculado à UECE. 

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Estudos Urbanos; Mobilidades; Tecnologias; Política e Práticas Discursivas; Pós-Estruturalismo.

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Lacerda, C. C. de O., & Mello, S. C. B. de. (2021). Requalificação de centros históricos: estudo sobre os discursos no organizar do espaço. Gestão & Regionalidade, 37(111). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6444

Edição

Seção

Artigos