O PERFIL DO EMPREENDEDOR E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS ASSOCIADAS À OFERTA DE CRÉDITO COMERCIAL INFORMAL

Autores

Palavras-chave:

Crédito Informal, Percepção de Risco, Micro e Pequenas Empresas.

Resumo

A economia informal é importante para as economias emergentes e, mesmo assim, é negligenciada pela literatura financeira, especialmente pesquisas que analisam operações de crédito feitas informalmente no mercado varejista, prática essa bastante utilizada pelas micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar a gestão da oferta de crédito comercial informal (CCI) em MPEs, com destaque para o perfil do empresário e as práticas empresariais associadas à sua adoção. Os resultados mostraram que a oferta de CCI é utilizado por quase 80% das empresas pesquisadas; que 43,5% delas não conseguiriam sobreviver sem sua adoção; e que, em mais de 60% das empresas que o utiliza, pelo menos, 20% do seu faturamento é obtido por meio da oferta de CCI. Observou-se também que a escolaridade do empresário, o faturamento da empresa e os custos relacionados às ações de cobranças estão associados à concessão do CCI e ao risco percebido pelo empresário na operação.  

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Biografia do Autor

Dany Rogers, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Finanças no curso de Administração da FACES na Universidade Federal de Uberlândia.

Pablo Rogers, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Finanças na FAGEN da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

Rogers, D., & Rogers, P. (2021). O PERFIL DO EMPREENDEDOR E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS ASSOCIADAS À OFERTA DE CRÉDITO COMERCIAL INFORMAL . Gestão & Regionalidade, 37(110). Recuperado de https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/6495