GOVERNANÇA PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

Palavras-chave:

Governança Pública. Municípios Brasileiros. IGovP.

Resumo

Este estudo analisou a governança pública dos municípios brasileiros, investigando os municípios de grande e pequeno porte. Para tanto, utilizou-se o modelo de aferição de governança pública elaborado por Oliveira e Pisa (2015). Foram utilizadas técnicas de análise descritiva e testes estatísticos de comparação de médias. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos municípios analisados apresentam elevado grau de governança pública. Ainda, verificou-se que, de forma geral, os municípios de grande porte apresentaram governança pública superior aos municípios de pequeno porte. Além disso, evidenciou-se que os municípios da Região Sul se destacaram quanto ao grau de governança, quando comparados com os municípios das demais regiões. Por fim, este estudo contribui para o campo da gestão pública, à medida em que suscita a discussão da governança pública no âmbito municipal, levando os gestores públicos à reflexão sobre este mecanismo para o bom andamento na máquina pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará e especialista em IFRS pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lucas Rios Souza Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Pós-graduando em Gestão Pública e Auditoria e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Joelma Leite Castelo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Administração e Controladoria e Mestra em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2021-01-13

Como Citar

Aquino, C. V. M. G., Silva, C. R. M. da, Vasconcelos, L. R. S., & Castelo, J. L. (2021). GOVERNANÇA PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Gestão & Regionalidade, 37(110). Recuperado de https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/6542