A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6590

Resumo

A cultura organizacional (CO) como preditor de ações estratégicas é um tema emergente na análise organizacional. Entre as ações estratégicas, a decisão de implementar ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem se mostrado um importante objeto de estudos.  O objetivo desta pesquisa é descrever a influência de diferentes tipos de cultura organizacional na adoção de práticas de RSE. Com base no Competing Value Model (KIMBERLY; QUINN, 1984), este estudo discute a influência destes traços culturais específicos na adoção de práticas de RSE. Foi realizada uma survey, de corte transversal, com 187 empregados de diferentes organizações localizadas no norte do Rio Grande do Sul. Entre as conclusões, o estudo mostrou que entre os tipos culturais, o da cultura hierárquica é o que mais favorece a adoção de práticas de RSE. As características desse modelo são discutidas no artigo, indicando sua relação com o desenvolvimento destas organizações e sua relação com o contexto em que estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Ruffatto, Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração pela UNISINOS, área de concentração: Organizações e Competitividade, Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2017), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Meridional - IMED (2014) e bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2012).

Jandir Pauli, Faculdade Meridional - IMED

Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Université Paris IV - Sorbonne, Doutorado em Sociologia pela UFRGS com estágio doutoral na Université Paris IV - Sorbonne, Mestrado em Sociologia pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela UPF e Bacharel em Filosofia pelo IFIBE. Desde 2006 é Professor Titular IV na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, MBAs e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração, onde ocupa, atualmente, a função de vice-coordenador. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED), "Trabalho na sociedade contemporânea" (PPGS-UFRGS) e no "Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho" (UPF). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento humano nas organizações, sociologia do trabalho e sociologia econômica. 

Cláudia Silber, Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração / Organizações e Competitividade (início em 2018) e mestra em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Graduada em Comunicação Social / Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), cursou MBA em Marketing Estratégico pela FGVRS (2004) e Gerenciamento de Projetos (2014) como cursos complementares. Atua profissionalmente como sócia-diretora na Soma Consulting em projetos de consultoria empresarial, também como consultora atua junto ao SEBRAE/RS - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Com experiência em gestão de projetos atua principalmente nas áreas de design estratégico, inovação e marketing.

Alana Guadagnin, IMED

Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2017), e especialização em Gestão Escolar pela IDEAU (2019). Atualmente é bolsista Prosup/Capes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Faculdade Meridional (IMED), na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos. Apresenta fluência em Língua Inglesa, e Italiano Intermediário.

Referências

AGUILERA-CARACUEL, J.; GUERRERO-VILLEGAS, J.; GARCÍA-SÁNCHEZ, E. Reputation of multinational companies. European Journal of Management and Business Economics, v. 26, n. 3, p. 329-346, 2017.

ALMEIDA, F; SOBRAL, F. A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros. Revista portuguesa e brasileira de gestão, v. 6, n. 3, p. 51-61, 2007.

ARDICHVILI, A.; JONDLE, D., KOWSKE, B., CORNACHIONE, E., Li, J., THAKADIPURAM, T. Ethical cultures in large business organizations in Brazil, Russia, India, and China. Journal of Business Ethics, v. 105, n. 4, p. 415-428, 2012.

BOWER, H. R. Responsabilidades sociais dos homens de negócio. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1957.

CAMERON, D. S.; FREEMAN, S. Cultural congruence strength and type. In: Academy of Management Meeting. Washington, DC, 1990.

CARROLL, A. B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979.

CARROLL, A. B. Corporate Social Responsibility: evolution of a definitional construct. Business and Society, v. 38, n. 3, p. 268-295, 1999.

CHAMS, Nour; GARCÍA-BLANDÓN, Josep. On the importance of sustainable human resource management for the adoption of sustainable development goals. Resources, Conservation and Recycling, v. 141, p. 109-122, 2019.

CHOI, J.; WANG, H. Stakeholder relations and the persistence of corporate financial performance. Strategic management journal, v. 30, n. 8, p. 895-907, 2009.

CLARKSON, Max E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of management review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995.

DEAL, T. E.; KENNEDY, A. A. Corporate cultures: The rites and rituals of organizational life. Reading/Т. Deal, A. Kennedy.–Mass: Addison-Wesley, v. 2, p. 98-103, 1982.

DOGLE, C.; HOLTBURGGE, D. Corporate environmental responsibility, employer reputation and employee commitment: an empirical study in developed and emerging economies. International Journal of Human Resources Management, v. 25, n. 12, p. 1739–1762, 2013.

DUARTE, F. Working with corporate social responsibility in Brazilian companies: The role of managers’ values in the maintenance of CSR cultures. Journal of Business ethics, v. 96, n. 3, p. 355-368, 2010.

DUPUIS, J. P. New approaches in cross-cultural management research. The importance of context and meaning in the perception of management styles. International Journal of Cross Cultural Management, v. 14, n. 1, p. 67-84, 2014.

FAROOQ, O.; RUPP, D. E.; FAROOQ, M. The multiple pathways through which internal and external corporate social responsibility influence organizational identification and multifoci outcomes: The moderating role of cultural and social orientations. Academy of Management Journal, v. 60, n. 3, p. 954-985, 2017.

FERNÁNDEZ, Esteban; JUNQUERA, Beatriz; ORDIZ, Mónica. Organizational culture and human resources in the environmental issue: a review of the literature. International Journal of Human Resource Management, v. 14, n. 4, p. 634-656, 2003

FLEURY, M. T. L; FISCHER, R. M. Cultura e poder nas organizações. Atlas, 1989.

FREEMAN, R. Edward; EVAN, William M. Corporate governance: A stakeholder interpretation. Journal of behavioral economics, v. 19, n. 4, p. 337-359, 1990.

GALBREATH, J. Building corporate social responsibility into strategy. European business review, v. 21, n. 2, p. 109-127, 2009.

GORDON, G. G. The relationship of corporate culture to industry sector and

corporate perfomance. In: R.H. Kilmann, M. J. Saxton, R, serpa and associate, gaining

control of the corporate culture. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.

GRAVES, S. B.; WADDOCK, S. A. Institutional owners and corporate social performance. Academy of Management journal, v. 37, n. 4, p. 1034-1046, 1994.

GRIFFIN, J. J; MAHON, J. F. The corporate social performance and corporate financial performance debate twenty-five years of incomparable research. Business & Society, v. 36, n. 1, p. 5-31, 1997.

GUPTA, A; BRISCOE, F.; HAMBRICK, D. C. Red, blue, and purple firms: Organizational political ideology and corporate social responsibility. Strategic Management Journal, v. 38, n. 5, p. 1018-1040, 2017.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. 2005.

HALL, R. H. Organizações: estruturas e processos. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1978.

HARTNELL, C. A; OU, A. Y.; KINICKI, A. J.; CHOI, D.; KARAM, E. P. A meta-analytic test of organizational culture’s association with elements of an organization’s system and its relative predictive validity on organizational outcomes. Journal of Applied Psychology, 2019.

HEJJAS, K.; MILLER, G.; SCARLES, C. “It’s like hating puppies!” Employee disengagement and corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, p. 1-19, 2018.

HOFSTEDE, G.; NEUIJEN, B.; OHAYV, D. D.; SANDERS, G. Measuring organizational cultures: A qualitative and quantitative study across twenty cases. Administrative science quarterly, p. 286-316, 1990.

HOFSTEDE, G. The business of international business is culture. International business review, v. 3, n. 1, p. 1-14, 1994.

HOWARD, Larry W. Validating the competing values model as a representation of organizational cultures. The International Journal of Organizational Analysis, v. 6, n. 3, p. 231-250, 1998.

HUEMER, L. Corporate social responsibility and multinational corporation identity: Norwegian strategies in the Chilean aquaculture industry. Journal of Business Ethics, v. 91, n. 2, p. 265-277, 2010.

JAMALI, D.; KARAM, C. Corporate social responsibility in developing countries as an emerging field of study. International Journal of Management Reviews, v. 20, n. 1, p. 32-61, 2018.

KIMBERLY, J. R.; QUINN, R. E. New futures: the challenge of transition management. The management of transitions, New York: Dow Jones-Irwin, 1984.

KWAN, P.; WALKER, A. Validating the competing values model as a representation of organizational culture through inter-institutional comparisons. Organizational Analysis, v. 12, n. 1, p. 21-37, 2004.

LEANDRO, A; REBELO, T. A responsabilidade social das empresas: incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional. Exedra: Revista Científica, n. 1, p. 11-40, 2011.

LENZIARDI, R. A Gestão Sustentável de Pequenas Empresas Hoteleiras em Paraty (RJ): Percepções e Práticas. Gestão e Sociedade, v. 11, n. 28, p. 1558-1582, 2016.

LICHTENSTEIN, D. R.; DRUMWRIGHT. M. E.; BRAIG, B. M. The effect of corporate social responsibility on customer donations to corporate-supported nonprofits. Journal of marketing, v. 68, n. 4, p. 16-32, 2004.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MANNING, L. Corporate and consumer social responsibility in the food supply chain. British Food Journal, v. 115, n. 1, p. 9-29, 2013.

MAON, F; LINDGREEN, A; SWAEN, V. Organizational stages and cultural phases: A critical review and a consolidative model of corporate social responsibility development. International Journal of Management Reviews, v. 12, n. 1, p. 20-38, 2010.

MARGOLIS, J. D.; WALSH, J. P. Misery loves companies: Rethinking social initiatives by business. Administrative science quarterly, v. 48, n. 2, p. 268-305, 2003.

MATTIOLI, J. W.; CASTRO, D. S. P.; CLARO, J. A. C. S.; VIEIRA, A. M.; SPERS, V. R. E. Corporate social responsibility and its role in the small business scenario. Nucleus (Ituverava), v. 12, p. 285-302, 2015

MCGUIRE, J. B.; SUNDGREN, A; SCHNEEWEIS, T. Corporate social responsibility and firm financial performance. Academy of management Journal, v. 31, n. 4, p. 854-872, 1988.

MCWILLIAMS, A.; SIEGEL, D. S.; WRIGHT, P. M. Corporate social responsibility: Strategic implications. Journal of management studies, v. 43, n. 1, p. 1-18, 2006.

MIGUELES, C. P. O estudo da cultura organizacional: as dificuldades estão no objeto ou nas formas de defini-lo? Cadernos EBAPE. BR, v. 1, n. 2, p. 01-16, 2003.

MITCHELL, Ronald K.; AGLE, Bradley R.; WOOD, Donna J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of management review, v. 22, n. 4, p. 853-886, 1997.

PASRICHA, P.; SINGH, B.; VERMA, P. Ethical leadership, organic organizational cultures and corporate social responsibility: An empirical study in social enterprises. Journal of Business Ethics, v. 151, n. 4, p. 941-958, 2018.

PETERS, T. J.; WATERMAN, R. H. Jr. In search of execellence. New York: Harper &

Row, 1982.

RENWICK, Douglas WS; REDMAN, Tom; MAGUIRE, Stuart. Green human resource management: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, v. 15, n. 1, p. 1-14, 2013.

RISHI, P.; MOGHE, S. Integrating corporate social responsibility and culture as a strategy for holistic corporate success in India. Journal of Corporate Citizenship, n. 51, p. 17-37, 2013.

RODRIGO, P.; ARENAS, D. Do employees care about CSR programs? A typology of employees according to their attitudes. Journal of Business Ethics, v. 83, n. 2, p. 265-283, 2008.

ROUSSEAU, D. M. Assessing organizational culture: The case for multiple methods. In B. Schneider (Org.), Organizational climate and culture, San Francisco: Jossey-Bass p.153- 192, 1990.

SANTOS, N. M. B. F. Cultura e desempenho organizacional: um estudo empírico em empresas brasileiras do setor têxtil. Revista de Administração Contemporânea – RAC, v. 2, n. 1, p. 47-66, jan./abr, 1998.

SCHEIN, E. H. Coming to a new awareness of organizational culture. Sloan management review, v. 25, n. 2, p. 3, 1984.

SCHEIN, E. H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey-Bass,

SCHEIN, E. H. What is culture. In P. J. Frost, L. F. Moore, M. R. Louis, C. C. Lundberg & J. Martin (Orgs.), Reframing organizational culture. Newbury Park: Sage, 1991.

SCHEIN, E. H. Three cultures of management: The key to organizational learning. MIT Sloan Management Review, v. 38, n. 1, p. 9, 1996.

SEN, S. BHATTACHARYA, C. B. Does Doing Good Always Lead to Doing Better? Consumer Reactions to Corporate Social Responsibility. Journal of Marketing Research, v. 38, p. 225-243, 2001.

SIQUEIRA, D. M.; VIEIRA, A. M. Valores organizacionais: percepção e legitimação. Revista Gestão & Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 168-191, 2012.

SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative science quarterly, p. 339-358, 1983.

SONG, W.; REN, S.; YU, J. Bridging the gap between corporate social responsibility and new green product success: The role of green organizational identity. Business Strategy and the Environment, v. 28, n. 1, p. 88-97, 2019.

STRAHILEVITZ, M; MYERS, J. G. Donations to Charity as Purchase Incentives: How Well They Work May Depend on What You are Trying to Sell. Journal of Consumer Research, v. 24, March, p. 434-446, 1998.

STRAUTMANIS, J. Employees' values orientation in the context of corporate social responsibility. Baltic Journal of Management, v. 3, n. 3, p. 346-358, 2008.

SULKOWSKI, Adam J.; EDWARDS, Melissa; FREEMAN, R. Edward. Shake your stakeholder: Firms leading engagement to cocreate sustainable value. Organization & Environment, v. 31, n. 3, p. 223-241, 2018.

TANTALO, Caterina; PRIEM, Richard L. Value creation through stakeholder synergy. Strategic Management Journal, v. 37, n. 2, p. 314-329, 2016.

TOMÉ, A. S.; VIEIRA, A. M. Cultura organizacional e formação identitária: um estudo com gerentes do setor bancário. Caderno de Administração (UEM), v. 25, p. 44-57, 2017.

TURKER, D. How corporate social responsibility influences organizational commitment. Journal of Business Ethics, v. 89, n. 2, p. 189-204, 2009.

WALDMAN, D.; DE LUQUE, M. S.; WASHBURN, N.; HOUSE, R. J.; ADETOUN, B.; BARRASA, A.; DORFMAN, P. Cultural and leadership predictors of corporate social responsibility values of top management: A GLOBE study of 15 countries. Journal of International Business Studies, v. 37, n. 6, p. 823-837, 2006.

WANG, L; JUSLIN, H. The impact of Chinese culture on corporate social responsibility: The harmony approach. Journal of Business Ethics, v. 88, n. 3, p. 433-451, 2009.

WOOD, D. Corporate social performance revisited. Academy of Management Review, n. 16, p. 691-718, 1991.

WOOD, D. J. Corporate Social Performance Revisited. Academy of Management Review, v. 16, n. 4 p. 691-718, 2001.

YEUNG, A.; BROCKBANK, R. J.; ULRICH, D. Organizational culture and human

resource practices. In: Academy of Management Meeting. Proceedings. Washington,

DC, 1991.

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Ruffatto, J., Pauli, J., Silber, C., & Guadagnin, A. . (2022). A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL. Gestão & Regionalidade, 38(113). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6590