A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.6590

Resumo

A cultura organizacional (CO) como preditor de ações estratégicas é um tema emergente na análise organizacional. Entre as ações estratégicas, a decisão de implementar ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem se mostrado um importante objeto de estudos.  O objetivo desta pesquisa é descrever a influência de diferentes tipos de cultura organizacional na adoção de práticas de RSE. Com base no Competing Value Model (KIMBERLY; QUINN, 1984), este estudo discute a influência destes traços culturais específicos na adoção de práticas de RSE. Foi realizada uma survey, de corte transversal, com 187 empregados de diferentes organizações localizadas no norte do Rio Grande do Sul. Entre as conclusões, o estudo mostrou que entre os tipos culturais, o da cultura hierárquica é o que mais favorece a adoção de práticas de RSE. As características desse modelo são discutidas no artigo, indicando sua relação com o desenvolvimento destas organizações e sua relação com o contexto em que estão inseridas.

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Biografia do Autor

Juliane Ruffatto, Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração pela UNISINOS, área de concentração: Organizações e Competitividade, Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2017), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Meridional - IMED (2014) e bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2012).

Jandir Pauli, Faculdade Meridional - IMED

Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Université Paris IV - Sorbonne, Doutorado em Sociologia pela UFRGS com estágio doutoral na Université Paris IV - Sorbonne, Mestrado em Sociologia pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela UPF e Bacharel em Filosofia pelo IFIBE. Desde 2006 é Professor Titular IV na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, MBAs e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração, onde ocupa, atualmente, a função de vice-coordenador. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED), "Trabalho na sociedade contemporânea" (PPGS-UFRGS) e no "Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho" (UPF). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento humano nas organizações, sociologia do trabalho e sociologia econômica. 

Cláudia Silber, Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração / Organizações e Competitividade (início em 2018) e mestra em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Graduada em Comunicação Social / Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), cursou MBA em Marketing Estratégico pela FGVRS (2004) e Gerenciamento de Projetos (2014) como cursos complementares. Atua profissionalmente como sócia-diretora na Soma Consulting em projetos de consultoria empresarial, também como consultora atua junto ao SEBRAE/RS - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Com experiência em gestão de projetos atua principalmente nas áreas de design estratégico, inovação e marketing.

Alana Guadagnin, IMED

Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2017), e especialização em Gestão Escolar pela IDEAU (2019). Atualmente é bolsista Prosup/Capes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Faculdade Meridional (IMED), na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos. Apresenta fluência em Língua Inglesa, e Italiano Intermediário.

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Publicado

2022-01-10

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