ANÁLISE RECENTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO: SCIENCEDIRECT – 2015 A 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.6713

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Conhecimento Organizacional, Produção Científica.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mapear a produção científica internacional sobre o tema Gestão do Conhecimento, identificando os artigos publicados em periódicos de acesso aberto pertencentes a base de dados ScienceDirect, no período de 2015 a 2019. A metodologia proposta tem como base a revisão integrativa de literatura, facilitando a compreensão do fenômeno e corroborando para novas concepções teóricas. Os principais resultados indicam que a maioria dos estudos associam a gestão do conhecimento ao desempenho organizacional e a sua aplicabilidade encontra apoio em diversos setores da economia, como o setor industrial, de serviços, agrícola e setor público, permitindo o intercâmbio entre algumas áreas – Administração Geral, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Empreendedorismo, Meio Ambiente, Teoria Organizacional e inovação. Por fim, o trabalho parece reconhecer que a formação de uma tríade constituída pela gestão do conhecimento, inovação e propriedade intelectual vem sendo pouco explorada na literatura pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Roberto Conceição de Menezes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Propriedade Intelectual. Mestre em Administração pela UniversidadeFederal de Sergipe -UFS (2013). É Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2008). Tem experiência em gestão e docência no ensino superior. É coordenador acadêmico da Faculdade São Luís de França.

José Ricardo de Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi também presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Foi ainda Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é Superintendente Executivo da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC/SE).

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Menezes, C. R. C. de, & de Santana, J. R. (2022). ANÁLISE RECENTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO: SCIENCEDIRECT – 2015 A 2019. Gestão & Regionalidade, 38(114). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.6713