SOJA EM MATO GROSSO: análise da produção e modelo de estimativa e cultura
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236818Palavras-chave:
Mato Grosso. Produtividade. Soja.Resumo
A Organização das Nações Unidas (ONU) sinaliza para uma população global de 9,5 bilhões de pessoas em 2050, o que vai impactar na necessidade de aumento de oferta de alimentos. Nesse sentido, o presente artigo objetiva esclarecer as transformações ocorridas desde a década de 1970 na produção de soja, tendo como recorte espacial o estado de Mato Grosso, coligindo em um modelo de previsão de safra e área plantada. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, utilizando dados secundários, os quais foram analisados por meio de regressão linear. Verificou-se que a produtividade cresceu continuamente durante o período estudado (1977 a 2021), e que os 20 municípios maiores produtores do estado eram hegemônicos na produção, mas perceberam redução na participação de 73% para 59%, e que a área esperada para 2019 é próxima de 10 M ha-1 (10 milhões de hectares).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gestão & Regionalidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).