SOJA EM MATO GROSSO: análise da produção e modelo de estimativa e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236818

Palavras-chave:

Mato Grosso. Produtividade. Soja.

Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) sinaliza para uma população global de 9,5 bilhões de pessoas em 2050, o que vai impactar na necessidade de aumento de oferta de alimentos. Nesse sentido, o presente artigo objetiva esclarecer as transformações ocorridas desde a década de 1970 na produção de soja, tendo como recorte espacial o estado de Mato Grosso, coligindo em um modelo de previsão de safra e área plantada. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, utilizando dados secundários, os quais foram analisados por meio de regressão linear. Verificou-se que a produtividade cresceu continuamente durante o período estudado (1977 a 2021), e que os 20 municípios maiores produtores do estado eram hegemônicos na produção, mas perceberam redução na participação de 73% para 59%, e que a área esperada para 2019 é próxima de 10 M ha-1 (10 milhões de hectares).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ximenes de Melo, Universidade de Mato Grosso - UNEMAT

Graduado em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP, 1999), especializado em Orçamento e Finanças pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2001) e Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2008). É Professor de Finanças e Orçamento a partir de 2000, Coordenador de pós-graduação na Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande-MS (UNESA, 2000 a 2006), foi Fundador da AGEPAN - Agencia de regulação de Serviços Públicos de MS (2002) e seu primeiro Gerente Sócio Econômico. foi Coordenador da Comissão Própria de Avaliação no Centro Universitário de Campo Grande - (ANHANGUERA, 2007/2008). hoje atua como professor em dedicação exclusiva na UNEMAT em Tangará da Serra MT (a partir de Setembro de 2008), onde é professor de Finanças e Orçamento. É pesquisador sobre a Mortalidade das empresas em Tangará da Serra - MT (2009/2011) e das Cadeias Produtivas em Tangará da Serra MT (2010/2011).

Sonia A. Beato Ximenes de Melo, Universidade de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorado em andamento em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didáticda do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Antônio Cézare de Araújo Giansante, Universidade de Mato Grosso - UNEMAT

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Mestre em Matemática pelo PROFMAT - mestrado em rede nacional - por meio da UFMS (2014). Atuou por 25 anos no ensino médio, nas áreas de Matemática, Física e Raciocínio Lógico. Atualmente é professor assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra.

Denis Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduação em Ciências Econômicas e Administrativas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André (1967), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui larga vivência na Gestão Universitária, na qual assumiu diferentes cargos: Pró-Reitor de Educação a Distância da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André (FCEASA), Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Vice-Coordenador Administrativo da Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), Coordenador do Mestrado em Administração da Universidade Paulista (UNIP), Coordenador do Mestrado em Administração da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Presidente da Comissão de Pós-Graduação e membro da Comissão de Ética da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Coordenador da Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pesquisador e autor de artigos e livros na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: clusters e redes de negócios, gestão sócio-ambiental, estratégia, metodologia da pesquisa, recursos humanos e aspectos da gerência das organizações. Avaliador Institucional do INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e Avaliador de cursos do CEE ? Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Publicado

2023-06-19

Como Citar

de Melo, A. X., Melo, S. A. B. X. de, Giansante, A. C. de A., & Donaire, D. (2023). SOJA EM MATO GROSSO: análise da produção e modelo de estimativa e cultura. Gestão & Regionalidade, 39, e20236818. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20236818