ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PROCESSO DE COMPRAS EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7026

Palavras-chave:

Compras públicas, licitações públicas, avaliação de desempenho

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho do processo de compras de uma empresa pública de pesquisa, pertencente ao governo federal, face a importância do processo para o Governo, e sua contribuição para a economia de recursos e eficiência no serviço. A pesquisa apresenta uma abordagem mista usando métodos quantitativos e qualitativos, onde pode-se estacar a aplicação de questionário próprio com funcionários das 2 unidades do estado do Ceará; análise documental; entrevista e relato da própria experiência. A confiabilidade do questionário pelo Alpha de Crombach foi 0,9. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, onde 56% dos respondentes indicaram bom desempenho (média 2,57, mediana 3 e desvio padrão 0,96). Os pontos positivos são o conhecimento e atendimento dos compradores e o sistema de processamento de pedidos; necessitando melhorar os prazos longos, a qualidade, os fornecedores, a gestão da informação, e a legislação.

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Biografia do Autor

Aline Mourão, Universidade Vale do Itajaí (Univali)

Universidade Vale do Itajaí (Univali), Programa de Pós-Graduação em Administração , Mestrado Acadêmico em Administração

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Publicado

2022-05-27