CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7036

Palavras-chave:

CADEIAS CURTAS, ALIMENTOS ORGÂNICOS, SUSTENTABILIDADE

Resumo

A agricultura orgânica e agroecológica demonstra uma forte ligação com o tema sustentabilidade, e tendo isso como pressuposto, o estudo busca identificar de que forma isso influencia a decisão dos produtores na escolha do canal de distribuição de seus produtos. Além das dificuldades de produção, fazer esses alimentos chegarem ao consumidor em condições adequadas é um dos principais desafios encontrados pelo produtor. A pesquisa, do tipo exploratória e qualitativa, teve a coleta de dados feita através de entrevistas semi estruturadas com produtores de alimentos orgânicos, proprietários de sites, coordenadores de feiras orgânicas e servidores públicos – analisando como decidem por determinado canal quando o tema é sustentabilidade. Se verificou uma grande preferência, e dependência, de canais tradicionais, especialmente as feiras de produtores. Isso se dá principalmente pelo senso de comunidade formado em torno da produção orgânica, que engloba produtores, consumidores e demais atores envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Hildebrando Mazzardo Marques Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pelo PPGA UFRGS

Mestre em Admnistratração pelo PPGA UFRGS

Bacharel em Administração pela UFRGS

 

Tania Nunes da Silva, PPGA UFRGS - ITS

Professora Doutora no PPGA UFRGS

Doutora em Sociologia pela USP

Mestre em Administração pela USP

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

 

Publicado

2022-05-27