GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TERRITÓRIOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7188Palavras-chave:
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Implementação de políticas públicas, Organizações da agricultura familiar, Territórios rurais.Resumo
O artigo objetiva analisar, no plano local, no aparato administrativo e na atuação de dirigentes de organizações da agricultura familiar, implicações de elementos normativos, cognitivos e ideológicos atinentes à implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em territórios rurais, de forma comparativa. De natureza qualitativa, a pesquisa consiste em estudo de casos múltiplos em dez organizações nos Territórios do Mato Grande/RN e da Serra do Brigadeiro/MG. Os diretores dessas organizações têm atuação moldada pelo contexto local da implementação, como influências da Lei nº 11.947/2009. A atuação também sofre interferências do aparato administrativo das organizações, que foi alterado em termos de recursos materiais, humanos e financeiros e no acesso a tecnologias e assistência técnica. Não há diferenças significativas nos papéis desempenhados pelos dirigentes das organizações, de modo que todos contribuíram na implementação do PNAE. Sugere-se a ampliação do campo de estudo, contemplando atores como burocratas de nível de rua.
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Copyright (c) 2022 Luana Ferreira dos Santos, Washington José de Sousa, Marco Aurélio Marques Ferreira, Anatália Saraiva Martins Ramos (Autor)

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