GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TERRITÓRIOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol38n114.7188Palavras-chave:
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Implementação de políticas públicas, Organizações da agricultura familiar, Territórios rurais.Resumo
O artigo objetiva analisar, no plano local, no aparato administrativo e na atuação de dirigentes de organizações da agricultura familiar, implicações de elementos normativos, cognitivos e ideológicos atinentes à implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em territórios rurais, de forma comparativa. De natureza qualitativa, a pesquisa consiste em estudo de casos múltiplos em dez organizações nos Territórios do Mato Grande/RN e da Serra do Brigadeiro/MG. Os diretores dessas organizações têm atuação moldada pelo contexto local da implementação, como influências da Lei nº 11.947/2009. A atuação também sofre interferências do aparato administrativo das organizações, que foi alterado em termos de recursos materiais, humanos e financeiros e no acesso a tecnologias e assistência técnica. Não há diferenças significativas nos papéis desempenhados pelos dirigentes das organizações, de modo que todos contribuíram na implementação do PNAE. Sugere-se a ampliação do campo de estudo, contemplando atores como burocratas de nível de rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gestão & Regionalidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).