A UNIVERSIDADE E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM MAPEAMENTO DO TEMA CONFORME AS DELIMITAÇÕES POSTAS PELOS PESQUISADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6026

Palavras-chave:

Universidade, Desenvolvimento Regional, Proknow-C

Resumo

O objetivo do estudo consiste em realizar um mapeamento do tema universidade e desenvolvimento regional. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi o Knowledge Development Process Constructivist (Proknow-C) com o propósito de apoiar a presente pesquisa na análise qualitativa e quantitativa de artigos de reconhecimento científico e relevantes para o tema proposto. Assim, buscou-se um conjunto de artigos por meio de um processo estruturado, em bases de dados internacionais, em que aplicou-se o uso de técnicas de análise bibliométrica para evidenciação das publicações sobre o assunto. A partir desse estudo, foram identificados os seguintes resultados: (i) elaboração de um portfólio bibliográfico composto por 19 artigos científicos internacionais alinhados ao tema; (ii) a análise bibliométrica permitiu identificar os principais autores, artigos, periódicos e principais palavras-chave referentes ao assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricila Cardoso Borba, Faculdade do Vale do Araranguá

Possui Graduação em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Especialização em História da Arte pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Mestranda do Programa de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Diretora de Ensino e Gestora Executiva da Faculdade do Vale do Araranguá/ SC. É Procuradora Institucional da Faculdade do Vale do Araranguá. Tem experiência na área de Planejamento Estratégico do Ensino Superior, Produção de PPCs de Cursos Superiores e Gestão Universitária. Atua como Docente em Cursos de Ensino Superior e Especialização. Participa de Comissões de Avaliação Institucional e Gabinete de Projetos. Av. Getúlio Vargas, 415 - Centro, Araranguá - SC, 88900-000 

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina

Jacir Leonir Casagrande é Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ? PPGEP/ UFSC (2002). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque/SC (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina com alocação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPGA/UNISUL . Atua como docente nas seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Seminário de Projetos de Dissertação, Teoria Organizacional, Sociologia, Ciência e Pesquisa e Cenários Futuros. É líder do Núcleo de Pesquisa em Humanidades ? NUPEH/UNISUL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação Social do PPGA/UNISUL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação(Mestrado) em Administração da UNISUL (2013 - ...). R. Antônio Dib Mussi, 366 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-110

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade do Sul de Santa Catarina

Leonardo Corrêa Chaves possui doutorado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em ciência da computação (2006) e em administração de empresas (2010) pela Universidade FUMEC. Possui Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Gestão de Custos (2010). Tem certificações em BPM (emitida pela OMG) e em ITIL (emitida pela Exin).Atua na linha de pesquisa de Avaliação de Desempenho por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista e também na temática de gestão de processos de negócios. É professor no programa de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro. Atualmente, cursa pós-doutorado na Universidade do Sul de Santa Catarina. R. Antônio Dib Mussi, 366 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-110.

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui pós-doutorado pela Universidade de Valência - Espanha (2013/2014), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - Programa de Mestrado em Administração (PPGA). R. Antônio Dib Mussi, 366 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-110.

Referências

AFONSO, M. H. F. et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável.

BONACCORSI, A. Addressing the disenchantment: universities and regional development in peripheral regions. Journal of Economic Policy Reform, v. 20, n. 4, p. 293-320, 2017.

BOUCHER, G.; CONWAY, C.; VAN DER MEER, E. Tiers of engagement by universities in their region's development. Regional studies, v. 37, n. 9, p. 887-897, 2003.

BRAMWELL, A.; WOLFE, D. A. Universities and regional economic development: The entrepreneurial University of Waterloo. Research policy, v. 37, n. 8, p. 1175-1187, 2008.

CHARLES, D. Universities as key knowledge infrastructures in regional innovation systems. Innovation: the European journal of social science research, v. 19, n. 1, p. 117-130, 2006.

CHATTERTON, P.; GODDARD, J. The response of higher education institutions to regional needs. European Journal of Education, v. 35, n. 4, p. 475-496, 2000.

CABUGUEIRA, A. C. C. M. Do Desenvolvimento Regional ao Desenvolvimento Local: Análise de Alguns Aspectos de Política Econômica Regional. Gestão e Desenvolvimento, v. 9, p. 103-163, 2000.

CHIARELLO, Ilze Salete. A Universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Extensão em Foco, Caçador, v. 3, n. 1, p.240-257, out. 2015. Semestral. Disponível em: <http://www.periodicosuniarp.com.br/extensao/article/view/774/346>. Acesso em: 21 maio 2018.

BENNEWORTH, P; NIETH, L. Universities and regional development in peripheral regions. Universities and regional development in the periphery.Abingdon,

Oxon : Routledge, 2017.

DUTRA, A.; RIPOLL-FELIU, V. M.; FILLOL, A. G.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, n. 2, p. 243-269, 2015.

DRUCKER, J.; GOLDSTEIN, H. Assessing the regional economic development impacts of universities: A review of current approaches. International Regional Science Review, v. 30, p. 20-46, 2007.

ENSSLIN, L. et al. Avaliação do Desempenho de Empresas Terceirizadas com o Uso da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista. Revista Pesquisa

Operacional, v.30, n. 1, p. 125-152, 2010.

ENSSLIN, S. et al. Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Rev. Econ. Sociol. Rural [online], v. 52, n. 3, p. 587-608, 2014.

ENSSILN, S. et al. Comportamentos dos Custos: Seleção de Referencial Teórico e Análise Bibliométrica. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 19, n. 3, p. 2-25, 2014.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, [S.l.], v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000.

FONGWA, S. N.; WANGENGE-OUMA, G. University as regional development agent: a counterfactual analysis of an African university. Africa Education Review, v. 12, n. 4, p. 533-551, 2015.

GOLDSTEIN, H. A.; GLASER, K. Research universities as actors in the governance of local and regional development. Journal of Technology Transfer, v. 37, p. 158-174, 2012.

GUMBOWSKY, A. Instituições de Ensino Superior Fundacionais do Estado de Santa Catarina: Compromissos com o Desenvolvimento Regional. Revista Univap, 2015.

HARLOE, M.; PERRY, B. Universities, localities and regional development: the emergence of the ‘Mode 2’university? International Journal of Urban Regional Research, v. 28, n. 1, p. 212-223, 2004.

HARRISON, J.; TUROK, I. Universities, knowledge and regional development. Regional Studies, v. 51, p. 977-981, 2017.

HUGGINS, R.; JOHNSTON, A. The economic and innovation contribution of universities: a regional perspective. Environment Planning C: Government Policy, v. 27, n. 6, p. 1088-1106, 2009.

KARLSEN, J. When regional development becomes an institutional responsibility for universities: The need for a discussion about knowledge construction in relation to universities' third role. AI and Society, p. 500-510, 2005.

LACERDA, Rogério Tadeu de Oliveira; ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 1, p. 59-78, 2012.

MORAES. F.F. de. Universidade, inovação e impacto socioeconômico. Perspectivas, São Paulo, v. 14. n. 3. Jul/set. 2000.

PEER, V.; PENKER, M. Higher education institutions and regional development: a metaanalysis. International Regional Science Review, v. 39, n. 2, p. 228-253, 2016.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TOMANEY, J.; WRAY, F. The university and the region: An Australian perspective. International Journal of Urban Regional Research, v. 35, n. 5, p. 913-931, 2011.

TRIPPL, M.; SINOZIC, T.; LAWTON SMITH, H. The role of universities in regional development: conceptual models and policy institutions in the UK, Sweden and Austria.

European Planning Studies, v. 23, n. 9, p. 1722-1740, 2015.

UYARRA, E. Conceptualizing the regional roles of universities, implications and contradictions. European Planning Studies, v. 18, n. 8, p. 1227-1246, 2010.

WANG, X.; VALLANCE, P. The engagement of higher education in regional development in China. Environment Planning C: Government Policy, v. 33, n. 6, p. 1657-1678, 2015.

YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Cardoso Borba, P., Casagrande, J. L., Corrêa Chaves, L. ., & Dutra, A. (2020). A UNIVERSIDADE E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM MAPEAMENTO DO TEMA CONFORME AS DELIMITAÇÕES POSTAS PELOS PESQUISADORES. Gestão & Regionalidade, 36(109), 55–77. https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6026